Parte I: Causas primárias – Capítulo II: Elementos gerais do universo – Espírito e matéria

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Espírito e matéria

Espírito e matéria

 

21.

A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por Deus em um certo momento?

 

Só Deus sabe isso. Há uma coisa, entretanto, que a razão (raciocínio) do homem deve dizer ao homem: é que Deus – modelo (supremo) de amor e caridade – nunca esteve parado sem fazer nada. Seja qual for o tempo que se possa pensar que já se passou desde o início das criações de Deus, seria possível imaginar Deus ocioso, sem fazer nada, por um momento sequer?

 

22.

Geralmente a matéria é definida como sendo uma coisa que tem extensão (tamanho), uma coisa que pode ser percebida pelos nossos sentidos, uma coisa que é impenetrável. Essas definições estão corretas?

 

Do ponto de vista dos homens estas definições estão corretas porque o homem só pode falar das coisas que o homem conhece. Mas a matéria existe em estados que o homem desconhece (além das coisas sólidas, líquidas, e gasosas). A matéria pode ser tão etérea e sutil a ponto de não poder ser percebida pelos sentidos dos homens. Mesmo assim continua sendo matéria. Para os homens, porém, esse tipo de matéria não seria considerada como sendo matéria.

 

22a.

Qual definição de "matéria" os espíritos podem dar?

 

A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento que o espírito utiliza para suas ações no mundo material; ao mesmo tempo o espírito sofre as ações exercidas pela matéria.

 

 

 

 

Deste ponto de vista, pode-se dizer que a matéria é o agente, o intermediário; o espírito age sobre a matéria com a ajuda da própria matéria.

 

 

23.

O que é o espírito?

 

O espírito é o princípio inteligente do universo.

 

23a.

Qual é a natureza íntima do espírito?

 

Não é fácil explicar o espírito usando a linguagem dos homens. Para os homens o espírito não é nada porque o espírito não pode ser tocado. Para nós, entretanto, o espírito é alguma coisa. Fiquem sabendo que não existe qualquer coisa que seja "nada", e que o "nada" não existe.

 

24.

O espírito é sinônimo de inteligência?

 

A inteligência é um atributo essencial do espírito. O espírito e a inteligência se confundem em um princípio comum, e por causa disso o espírito e a inteligência são a mesma coisa do ponto de vista dos homens.

 

25.

O espírito é independente da matéria, ou é apenas uma propriedade da matéria assim como as cores são uma propriedade da luz, e como o som o é uma propriedade do ar?

 

Espírito e matéria são coisas diferentes uma do outra; mas, a união do espírito e da matéria é necessária para que a matéria possa expressar inteligência (apresentar sinais de inteligência).

 

25a.

A união do espírito com a matéria é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (em "manifestação do espírito" estamos entendendo que o espírito seja o princípio da inteligência, e não algum ser espiritual em particular que possa ter algum nome conhecido)

 

A união é necessária para os homens porque os organismos dos homens não são capazes de perceber o espírito sem a ajuda da matéria. Os sentidos dos homens não foram feitos para isso.

 

26.

Seria possível imaginar o espírito sem a matéria, e a matéria sem o espírito?

 

O pensamento, sem sombra de dúvidas, pode imaginar isso.

 

27.

Há, então, dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito?

 

Sim, e acima de tudo há Deus: o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria formam o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Porém é preciso juntar um "fluído universal" com a matéria; esse "fluído universal" faz o papel de algo intermediário entre o espírito e a matéria (propriamente dita) porque a matéria é grosseira demais para que o espírito seja capaz de exercer diretamente alguma ação sobre a matéria. De um certo ponto de vista, o "fluido universal" pode ser classificado como "matéria", mas o "fluído universal" é diferente da "matéria" porque o "fluído universal" possui propriedades especiais. Se o "fluido universal" fosse de fato "matéria" então não existiria nenhum motivo para que o espírito não fosse "matéria" também. O "fluído universal" existe entre o espírito e a matéria; da mesma forma que matéria é matéria, o "fluído universal" é um fluído; os espíritos podem combinar o "fluído universal" com a matéria para produzir uma variedade infinita de coisas; o homem conhece uma parte mínima das coisas que a combinação do "fluído universal" com a matéria pode produzir. O "fluído universal" é primitivo, é elementar, é um agente que o espírito utiliza (para agir na matéria); sem o "fluído universal" a matéria estaria eternamente se dividindo e nunca teria as propriedades que a gravidade dá à matéria.

 

27a.

Esse fluído seria aquilo que chamamos de eletricidade?

 

Dissemos que o "fluído universal" pode formar inúmeras combinações (com a matéria). O que o homem chama de "fluído elétrico", e de "fluído magnético", são modificações do "fluído universal"; na verdade, o "fluído universal" é uma matéria mais perfeita, mais sutil, e que pode ser considerada uma matéria independente (diferente da matéria conhecida pelos homens).

 

28.

O Espírito é alguma coisa por si próprio; então não seria mais exato, e menos sujeito à confusão, dar nomes diferentes aos dois elementos gerais: matéria inerte e matéria inteligente?

 

As palavras que os homens usam não nos importam. A responsabilidade por criar uma linguagem que permita que os homens se entendam é uma responsabilidade dos próprios homens. As controvérsias entre os homens quase sempre acontecem por causa de falta de entendimento sobre o sentido das palavras utilizadas pelos homens, já que a linguagem dos homens é incompleta e incapaz de descrever as coisas que não são percebidas pelos sentidos dos homens (coisas abstratas, como o pensamento).

 

 

 

 

Um fato evidente e claro está presente em todas essas hipóteses: temos matéria sem qualquer inteligência e temos um princípio inteligente que é independente da matéria. Desconhecemos a origem e a ligação dessas duas coisas. Desconhecemos se essas duas coisas vem ou não vem de uma única fonte. Desconhecemos se há pontos de contato necessários entre a matéria sem inteligência e o princípio inteligente. Desconhecemos se a inteligência tem existência própria, ou se é uma propriedade, um efeito. Algumas pessoas acreditam que as duas coisas são algo que tem origem na Divindade, mas desconhecemos isso também. As duas coisas parecem ser diferentes uma da outra; daí pensamos nas duas coisas como formando os dois princípios que formam o universo. Acima de tudo isso temos uma inteligência que domina todas as outras, que governa todas as outras inteligências, e que é diferente de todas as outras por causa de atributos essenciais. A essa inteligência suprema chamamos de Deus.

 

 

 

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