Parte II: O mundo espírita – Capítulo I: Os Espíritos – Diferentes ordens de Espíritos
Diferentes ordens de Espíritos
96. | Os Espíritos são iguais ou há entre os Espíritos alguma hierarquia? | |
| – | Os Espíritos são de ordens diferentes conforme o grau de perfeição que os Espíritos tenham alcançado. |
97. | Existe um número determinado de ordens ou graus de perfeição dos Espíritos? | |
| – | O número de ordens dos Espíritos é ilimitado porque não existem linhas de separação (como barreiras) das ordens de Espíritos. Portanto as divisões e o número de divisões podem ser imaginados livremente. Mesmo assim, levando em conta as características gerais dos Espíritos, as ordens de Espíritos podem ser limitadas a três ordens principais:
Na primeira (e mais elevada) ordem de Espíritos estão os Espíritos que alcançaram a perfeição; são os Espíritos puros. Na segunda ordem de Espíritos estão os Espíritos que estão no meio da escala: o desejo do bem é a preocupação dos Espíritos da segunda ordem. Na terceira ordem de Espíritos estão os Espíritos que estão na parte inferior da escala espírita: são os Espíritos imperfeitos, marcados pela ignorância, pelo desejo de praticar o mal, e por todas as paixões más que atrasam o progresso (espiritual) desses Espíritos. |
98. | Os Espíritos da segunda ordem, que desejam apenas o bem, tem o poder (capacidade) para praticar o bem? | |
| – | Cada um deles tem esse poder (capacidade), de acordo com o grau de perfeição que o Espírito alcançou. Assim, alguns Espíritos da segunda ordem possuem a ciência (conhecimento), outros possuem sabedoria e bondade. Todos, porém, ainda tem que passar por provas (no mundo material). |
99. | Os Espíritos da terceira ordem são todos essencialmente maus? | |
| – | Não. Alguns Espíritos da terceira ordem não fazem nem o mal e nem o bem. Outros, ao contrário, tem prazer no mal e ficam satisfeitos quando encontram uma oportunidade para praticar o mal. Há também os levianos (inconsequentes) ou trapalhões (estouvados); eles são mais perturbadores do que maldosos e tem prazer mais na malícia do que na malvadeza, tem prazer em enganar (mistificar) e em causar pequenas contrariedades (para os homens), dando risada das perturbações que eles criam. |
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