Parte II: O mundo espírita – Capítulo VIII: Emancipação da alma – Êxtase

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Êxtase

 

Êxtase [1]

 

439.

Qual é a diferença entre o êxtase e o sonambulismo?

 

O êxtase é um sonambulismo mais apurado (adiantado). A alma da pessoa no estado de êxtase é ainda mais independente do que a alma da pessoa no estado de sonambulismo [2].

 

440.

O Espírito da pessoa em estado de êxtase realmente penetra nos mundos superiores?

 

O Espírito da pessoa em estado de êxtase vê os mundos superiores e compreende (percebe) a felicidade dos seres que vivem naqueles mundos superiores. Isso faz com que surja no Espírito da pessoa em estado de êxtase um desejo de permanecer naqueles mundos superiores. Há, porém, mundos que estão proibidos para os Espíritos (encarnados ou não) que ainda não estão bastante purificados.

 

441.

Quando a pessoa em estado de êxtase manifesta um desejo de deixar a Terra, aquela pessoa fala sinceramente? O instinto de conservação não impede aquela pessoa (de deixar a Terra)?

 

Isso depende do grau de purificação do Espírito (da pessoa em estado de êxtase). Se a pessoa em estado de êxtase perceber (neste caso) que sua condição futura será (poderia ser) melhor do que a vida física que a pessoa tem (na Terra), o Espírito da pessoa em estado de êxtase irá (poderá) fazer um esforço para desatar os laços que prendem o (seu) Espírito à Terra (corpo físico).

 

442.

Se a pessoa em estado de êxtase fosse deixada entregue a si mesma (com um desejo de deixar a Terra), a alma da pessoa em estado de êxtase poderia abandonar o corpo físico definitivamente?

 

Perfeitamente. Nessa situação a pessoa em estado de êxtase poderia morrer (abandonar definitivamente o corpo físico). Por isso que é preciso chamar de volta a pessoa em estado de êxtase (nessa situação), apelando para tudo o que prende aquela pessoa à Terra, e – principalmente – fazendo aquela pessoa compreender que a maneira mais certa de não ficar lá (onde a alma deseja ficar e onde a alma pensa que seria feliz) é exatamente quebrar a cadeia que prende um Espírito à Terra [3].

 

443.

Em algumas ocasiões a pessoa em estado de êxtase pensa que está vendo coisas que claramente são um produto da imaginação da pessoa (e que têm uma influência das crenças e dos preconceitos dos homens). Então, não é justo (correto) pensar que nem tudo o que aquela pessoa vê é real?

 

O que a pessoa em estado de êxtase vê é real para aquela pessoa. Mas o Espírito da pessoa em estado de êxtase continua a sofrer a influência das ideias terrenas que aquela pessoa tem, e – então – pode acontecer que o Espírito da pessoa em estado de êxtase veja as coisas a seu modo, ou melhor, pode acontecer que a pessoa em estado de êxtase fale sobre o que ela está vendo usando uma linguagem influenciada pelos preconceitos e ideias que aquela pessoa tem, ou até mesmo usando uma linguagem influenciada pelos preconceitos e ideias que as pessoas ao redor dela possam ter (tentando – assim – se fazer entendida). É principalmente nesse sentido que a pessoa em estado de êxtase pode errar.

 

444.

Até que ponto as revelações das pessoas em estado de êxtase merecem confiança?

 

As pessoas em estado de êxtase correm o risco de se enganarem com bastante frequência [4], principalmente quando tentam descobrir aquilo que deve continuar a ser um mistério para o homem. Quando uma pessoa em estado de êxtase tenta descobrir aquilo que aquela pessoa não (está autorizada) pode saber, a pessoa se deixa levar por suas próprias ideias (terrenas), ou se torna um joguete (brinquedo) de Espíritos mistificadores (que têm a intenção de enganar) que se aproveitam do entusiasmo (interesse) da pessoa para fascinar (iludir) a pessoa em estado de êxtase.

 

445.

Que deduções (conclusões) podem ser tiradas dos fenômenos do sonambulismo e do êxtase? Os fenômenos do sonambulismo e do êxtase não são uma espécie de iniciação (antecipação) na vida futura (do Espírito)?

 

A bem dizer, através dos fenômenos do sonambulismo e do êxtase o homem entrevê (vislumbra) a vida passada e a vida futura. Se os fenômenos do sonambulismo e do êxtase forem estudados, será encontrado o esclarecimento de mais do que um mistério (sic [5]) que a razão (raciocínio) do homem tenta esclarecer em vão.

 

446.

Os fenômenos do sonambulismo e do êxtase poderiam ter espaço (lugar) entre as ideias materialistas?

 

Quem estudar os fenômenos do sonambulismo e do êxtase com boa fé e sem prevenções (preconceitos) não poderá (conseguirá) ser nem materialista e nem ateu.

 


 

Anterior

 

Índice

 

Próximo

 



 

[1]

ÊXTASE: condição de alguém que está emocionalmente fora de si ou tomado por sensações adversas, intensas e contundentes como: prazer, alegria, medo etc.; prazer vivíssimo, gozo íntimo, causado por uma grande admiração, enlevo ou pasmo.

 

[2]

Ver também questão 425.

 

[3]

Se o Espírito de uma pessoa em estado de êxtase abandonasse definitivamente o corpo físico (por vontade própria), a pessoa estaria cometendo suicídio (em nada diferente de outras formas de suicídio).

 

[4]

O estado de êxtase é uma condição de liberdade do Espírito maior do que a condição de liberdade do Espírito no estado de sonambulismo (ver questão 439). O estado de sonambulismo é uma condição de liberdade do Espírito maior do que a condição de liberdade do Espírito no estado de sono (ver questão 425). Então, parece ser lógico concluir que se uma pessoa em estado de êxtase se engana com bastante frequência, então uma pessoa em estado de sonambulismo ou em estado de sono se engana ainda mais.

 

[5]

Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

 

Comentários