Parte III: Leis morais – Capítulo IX: Lei de igualdade – Desigualdade das riquezas

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Desigualdade das riquezas

 

Desigualdade das riquezas

 

808.

A desigualdade das riquezas não seria causada pela desigualdade das faculdades (capacidades) dos homens – pois a desigualdade das  faculdades (capacidades) dos homens faz com que algumas pessoas tenham mais meios de conseguir bens do que outras pessoas tem?

 

Sim e não. O que deve ser dito sobre a velhacaria (trapaça) e sobre o roubo (nesse assunto)?

 

808a.

E a riqueza herdada? A riqueza herdada não é um fruto de paixões (atos) más.

 

O que é conhecido por certo sobre uma riqueza herdada? Investiguem a fonte daquela riqueza herdada e poderá ser percebido que a origem daquela riqueza herdada nem sempre é pura. Por acaso há a certeza de que aquela riqueza herdada não se originou de uma espoliação (apropriação indevida) ou de uma injustiça (por exemplo)?

 

Mas mesmo sem levar em conta a origem de uma riqueza herdada (que pode ter uma origem má), é de se acreditar que a cobiça de uma riqueza herdada (mesmo de uma riqueza herdada que foi bem conseguida) – além do desejo secreto de possuir aquela riqueza herdada o mais depressa possível – sejam sentimentos louváveis? Esses sentimentos (intenção) são aquilo que Deus julga, e asseguramos que o juízo (julgamento) de Deus é mais severo do que o juízo (julgamento) dos homens.

 

809.

Se uma pessoa herda uma riqueza que foi inicialmente mal conseguida, aquela pessoa que herdou aquela riqueza mal conseguida tem alguma responsabilidade?

 

Não há dúvida de que uma pessoa não é responsável pelo mal que outras pessoas tenham feito, ainda mais se o mal feito não é conhecido (e isso é uma coisa que pode acontecer).

 

Mas fiquem sabendo que muitas vezes uma riqueza só chega às mãos de um homem para que aquele homem tenha a oportunidade de reparar (consertar) uma injustiça. Nesse caso, esse homem é um homem feliz (afortunado) se esse homem compreende (percebe) a razão pela qual ele  recebeu a riqueza! Se esse homem fizer justiça em nome do homem (Espírito) que cometeu a injustiça, a reparação da injustiça será levada em conta a favor daqueles dois homens pois não é raro que o homem (Espírito) que cometeu a injustiça seja o homem (Espírito) que provoca (busca) a reparação da injustiça. [1]

 

810.

O homem pode – sem sair da lei – dispor de modo mais ou menos equitativo (justo) dos bens que o homem possui [2]. Nesse caso, aquele homem será responsável pelo destino que aquele homem tiver dado para os seus bens após a sua morte (física)?

 

Toda ação tem consequências. As boas ações tem consequências boas, as outras ações tem consequências amargas. Sempre entendam isso bem.

 

811.

Será possível, e já terá existido, a igualdade absoluta das riquezas?

 

A igualdade absoluta das riquezas nunca existiu. A igualdade absoluta das riquezas nem é possível porque a diversidade das faculdades (capacidades) entre os homens, e a diversidade de caracteres entre os homens não permitem que  exista uma igualdade absoluta das riquezas.

 

811a.

No entanto, há homens que julgam (pensam) que a igualdade absoluta das riquezas seria o remédio (solução) para os males da sociedade. O que os Espíritos pensam sobre isso?

 

Aqueles homens são homens que se dedicam a cultivar (criar) sistemas [3], ou são homens ambiciosos e cheios de inveja. São homens que não compreendem (entendem) que a igualdade com que eles sonham seria desfeita (iria acabar) em pouco tempo pela força das coisas (circunstâncias). Combatam o egoísmo que é a chaga (ferida) social dos homens, e não corram atrás de quimeras (fantasias).

 

812.

Já que a igualdade das riquezas é impossível, então a igualdade do bem-estar é impossível também?

 

Não. A igualdade do bem-estar é possível, mas o bem-estar é relativo.

 

Todos os homens poderiam gozar de bem-estar se os homens se entendessem convenientemente. O verdadeiro bem-estar está no emprego do tempo como o homem pensa que seu tempo deva ser empregado; o verdadeiro bem-estar não está na execução de trabalhos que o homem não gosta de executar. Como cada um tem aptidões (talentos) diferentes, nenhum (tipo de) trabalho útil deixaria de ser realizado [4]. O equilíbrio existe em tudo. É o homem que perturba o equilíbrio.

 

812a.

Será possível que todos os homens se entendam?

 

Os homens irão se entender quando os homens praticarem a lei de justiça.

 

813.

Há pessoas que caem na privação e na miséria por própria culpa. Nesse caso a sociedade não tem nenhuma responsabilidade nisso?

 

Com certeza a sociedade tem responsabilidade nisso. Já dissemos que muitas vezes a sociedade é a principal culpada nesse tipo de coisa. Além disso, não é a sociedade que tem que cuidar da educação moral de seus membros? Com bastante frequência em vez da sociedade sufocar as tendências (inclinações) perniciosas (más) de seus membros, a sociedade fornece uma má educação (moral) para os seus membros a ponto de prejudicar o critério (capacidade de julgamento correto) de seus membros.

 


 

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[1]        A segunda parte dessa resposta dos Espírito superiores é um exemplo que descreve um tipo de responsabilidade que um herdeiro pode ter ao receber uma riqueza herdada: no caso, a responsabilidade do herdeiro é a de reparar (consertar) uma injustiça.

[2]        Allan Kardec usou uma forma mais ou menos difícil de ser entendida para falar sobre os "testamentos" simplesmente.

[3]        Um sistema político é um exemplo dos "sistemas" mencionados pelos Espíritos superiores. Por exemplo, o sistema político do comunismo tem (teria) o objetivo de conseguir uma igualdade na distribuição das riquezas entre todos os homens.

[4]        Essa afirmação dos Espíritos superiores deve ser vista como uma "força de expressão" pois é óbvio que há certos tipos de trabalho que dificilmente qualquer pessoa desejaria realizar por livre e espontânea vontade (por exemplo, "coletor de lixo doméstico", ou "faxineiro de banheiros públicos").

 

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