Parte I: Causas primárias – Capítulo I: Deus – Provas da existência de Deus
Provas da existência de Deus
4. | Onde pode ser encontrada a prova da existência de Deus? | |||
| – | Naquela frase verdadeira que os homens usam nas ciências terrenas: não há efeito sem que exista uma causa. Procure a causa de tudo que não é obra do homem e sua razão (raciocínio) te dará a resposta. | ||
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Para acreditar em Deus basta observar as obras da Criação. Se o universo existe, então deve ter uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa, é afirmar que o nada pode fazer (criar) alguma coisa. |
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5. | Por instinto todos os homens sentem que Deus existe. O que isso significa? | |
| – | Significa que Deus existe. Pois de onde viria esse sentimento de que Deus existe se esse sentimento não tivesse uma causa? Novamente uma causa (Deus) provoca um efeito (o sentimento da existência de Deus). |
6. | O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser resultado da educação, resultado de idéias adquiridas? | |||
| – | Se fosse assim, por que os selvagens (que não tiveram educação) teriam esse mesmo sentimento? | ||
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Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse apenas o resultado de ensino, não seria universal (existindo em todos os povos); aquele sentimento existiria somente nos homens que houvessem podido receber esse ensino, como acontece com as noções científicas. |
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7. | A causa primária da formação das coisas poderia ser encontrada nas propriedades mais básicas da matéria? | |||
| – | Se essa causa primária estivesse nas propriedades mais básicas da matéria, qual seria a causa daquelas propriedades? É sempre indispensável existir uma causa primária. | ||
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As propriedades básicas da matéria são também um efeito, e todo efeito precisa ter uma causa. Pensar que as propriedades básicas da matéria são a causa da formação primária das coisas é confundir o efeito com a causa [1]. |
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8. | O que pensar sobre a opinião de quem acredita que a formação primária das coisas é o resultado de uma combinação ao acaso de coisas materiais? | |||
| – | Outro absurdo! Quem de bom senso pode pensar que o acaso é um ser inteligente? Além disso, o que é o acaso? Nada. | ||
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A harmonia que regula o mecanismo do universo demonstra a existência de combinações (ordem, organização) e propósitos determinados e, por isso mesmo, mostra a existência de um poder inteligente (causa). Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez; o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso. |
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9. | Onde, na causa primária, pode ser encontrada uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? | |||
| – | Os homens tem um provérbio que diz: "pela obra se conhece o autor". Pois bem: observe a obra (da Criação) e tente encontrar um autor. O orgulho é o que gera a descrença. O homem orgulhoso não admite que nada exista acima de si próprio. Por isso é que o homem orgulhoso se considera um espírito forte. Pobre ser que um sopro de Deus pode derrubar! | ||
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As obras de uma inteligência podem ser usadas para medir o poder da inteligência que criou aquelas obras. É impossível que o ser humano tenha criado tudo o que existe na natureza (universo), portanto a causa primária (das coisas) é uma inteligência superior à humanidade.
A inteligência humana pode ter criado muitas coisas extraordinárias, mas a inteligência humana também é um efeito que precisa ter uma causa; se uma criação da inteligência humana é grande, então é grande a inteligência responsável pela criação, e – portanto – também é maior a causa primária daquela inteligência. Aquela inteligência superior (Deus, ou qualquer outro nome que queira ser usado) é que é a causa primária de todas as coisas. |
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[1] Esse tipo de confusão seria algo parecido com achar que o Sol existe por causa da luz (causa) que o Sol emite (efeito); é o contrário, a luz (efeito) existe porque o Sol (causa) emite aquela luz.
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