Parte I: Causas primárias – Capítulo I: Deus – Panteísmo

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Panteísmo

Panteísmo [1]

 

14.

Deus é um ser distinto, ou será – como algumas pessoas acham – um resultado da reunião de todas as forças e de todas as inteligências do universo?

 

Se fosse assim, Deus não existiria, pois então Deus seria um efeito e não uma causa. Ele não pode ser as duas coisas (causa e efeito) ao mesmo tempo. Deus existe; sobre isso não pode haver dúvida, e isso é o essencial. Acredite em mim, não vá além disso. Não se perca em um labirinto (de idéias) de onde não vai conseguir sair. Ir além disso não faria o homem ser melhor, apenas ser um pouco mais orgulhoso e acreditando saber, quando na realidade o homem não saberia nada. Portanto, abandone todos esses sistemas (para compreender Deus); já há coisas suficientes que dizem respeito aos homens, começando por eles mesmos. Reflitam sobre suas próprias imperfeições a fim de ficarem livres delas, ao invés de tentar descobrir o que não pode ser descoberto pelos homens.

 

15.

Existe uma opinião que diz que todos os corpos da natureza, todos os seres, todos os astros do universo seriam partes da Divindade e seriam, reunidos em conjunto, a própria Divindade (doutrina panteísta). O que pensar sobre isso?

 

Como o homem não poder ser Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus.

 

16.

Quem defende a doutrina panteísta pensa que a doutrina panteísta pode explicar alguns atributos de Deus: como os astros do universo são infinitos, Deus é infinito por isso mesmo; como não existe o vazio ou o nada em parte alguma, Deus está em toda parte; o motivo da existência de todos os fenômenos da natureza é um motivo inteligente vindo de Deus que está em toda parte, e Deus faz parte de tudo. Como esse pensamento pode ser combatido?

 

Pela razão e pelo raciocínio. Através de uma reflexão madura não é difícil perceber o absurdo desse pensamento.

 

 

 

 

A doutrina panteísta torna Deus um ser material que, embora possuindo uma inteligência suprema, seria em uma escala maior o que os homens são em uma escala menor. A matéria muda constantemente, e se Deus fizesse parte (também) da matéria, Deus estaria sujeito às transformações da matéria (e até mesmo a todas as necessidades da humanidade), sem qualquer estabilidade; não poderia ser imutável portanto. A imutabilidade é um dos atributos essenciais da Divindade. Deus ficaria rebaixado em nosso pensamento se a  idéia de Deus fosse ligada às propriedades da matéria; não haveria esperteza de pensamentos, argumentos, e raciocínios que conseguisse resolver a questão da natureza íntima de Deus. Não sabemos tudo o que Deus é, mas sabemos o que ele não pode deixar de ser; a doutrina panteísta contradiz os atributos mais essenciais de Deus. A doutrina panteísta mistura e confunde o Criador com a criatura (como se um carro fosse parte integrante do engenheiro que o projetou, por exemplo). A inteligência de Deus aparece em suas obras, da mesma forma que a inteligência de um pintor aparece em um quadro que o pintor tenha pintado; mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o próprio pintor que imaginou e pintou o quadro.

 

 


 

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[1]        Panteísmo: crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente (inclui tudo), e imanente (faz parte de tudo e se confunde com tudo), ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos.

 

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