Parte II: O mundo espírita – Capítulo I: Os Espíritos – Origem e natureza dos Espíritos
Origem e natureza dos Espíritos
76. | Qual é a definição de Espíritos? | |||
| – | Pode se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o universo, fora o mundo material. | ||
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Observação: a palavra "Espírito" é empregada aqui para designar as individualidades dos seres sem corpos materiais, e não mais para designar o elemento inteligente universal. |
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77. | Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções da Divindade e – por isto – chamados de filhos de Deus? | |
| – | Meu Deus! São obra de Deus, exatamente como uma máquina é obra do homem que fabrica a máquina. A máquina é uma obra do homem, a máquina não é o próprio homem. Quando o homem faz alguma coisa bela, útil, o homem chama a coisa de "sua filha", de sua criação. Então, com Deus é a mesma coisa: somos filhos de Deus porque somos obras de Deus. |
78. | Os Espíritos tiveram um princípio ou existem por toda a eternidade como Deus existe? | |
| – | Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, os Espíritos seriam iguais a Deus. Ao invés disso, os Espíritos são criações de Deus e estão submetidos à vontade de Deus. Deus existe por toda a eternidade, isso não pode ser questionado. Mas não sabemos nada sobre o momento em que Deus criou os Espíritos; não sabemos nada sobre como Deus criou os Espíritos. Até pode ser dito que os Espíritos não tiveram um princípio se isso significar que Deus está sempre criando Espíritos, sem parar, pois Deus é eterno. Mas – repetindo – continua sendo um mistério que ninguém conhece quando e como cada um de nós foi feito. |
79. | Há dois elementos gerais no universo: o elemento inteligente e o elemento material. Poderia ser dito que os Espíritos são formados do elemento inteligente, da mesma forma que os corpos inertes (sem vida) são formados do elemento material? | |
| – | Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, assim como os corpos (inertes ou não) são a individualização do princípio material. A época e o modo da formação dos Espíritos e dos corpos (inertes ou não) é que são desconhecidos. |
80. | A criação dos Espíritos é permanente, acontece sempre ou só aconteceu na origem dos tempos? | |
| – | É permanente. Quer dizer: Deus jamais parou de criar. |
81. | Os Espíritos se formam espontaneamente? Os Espíritos são formados pelos próprios Espíritos? | |
| – | Deus cria os Espíritos, assim como Deus cria todas as outras criaturas, pela sua vontade. Mas, repito mais uma vez, a origem dos Espíritos e das criaturas é um mistério. |
82. | Está correto dizer que os Espíritos são imateriais? | |||
| – | Não é possível definir uma coisa quando a linguagem (a dos homens) é pobre e não é suficiente, e quando não é possível usar comparações na definição. Por exemplo, um cego de nascença não conseguiria definir a luz. Não podemos dizer que os Espíritos são imateriais de fato, de verdade. Seria mais correto dizer que os Espíritos são incorpóreos (não possuem um corpo). Os Espíritos são alguma coisa pois são uma criação, e isso deve ser compreendido. Os Espíritos são matéria refinada, purificada, e elevada ao extremo (matéria quintessenciada). A matéria quintessenciada não pode ser comparada a nada que o homem conheça. A matéria quintessenciada é tão etérea que escapa completamente ao alcance dos sentidos dos homens. | ||
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Dizemos que os Espíritos são imateriais porque a essência dos Espíritos é diferente de tudo que conhecemos como sendo matéria. Um povo de cegos não teria palavras para falar sobre a luz e seus efeitos. Um cego de nascença pensa que é capaz de perceber tudo que existe pelo ouvido, pelo olfato, pelo paladar, e pelo tato. Um cego de nascença não poderia compreender as idéias que só fariam sentido através do sentido que falta ao cego (a visão). Nós, os homens, somos completamente cegos no que diz respeito à essência dos seres sobre-humanos. Só podemos definir os seres sobre-humanos através de comparações que são sempre imperfeitas, ou por um esforço da imaginação. |
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83. | Os Espíritos tem fim? Já está compreendido que o princípio de onde os Espíritos se originam é eterno. O que estamos perguntando agora é se as individualidades (personalidade) dos Espíritos tem um fim (término) depois de passado um tempo (mais ou menos longo), quando – então – o elemento que formava os Espíritos volta para a massa (universal) de onde aquele elemento foi retirado (como acontece com os corpos materiais). É difícil imaginar que uma coisa (Espíritos) que tem um começo não tenha um fim. | |
| – | Há muitas coisas que os homens não compreendem porque a inteligência dos homens é limitada. Mas isso não é motivo para que os homens rejeitem as coisas que a inteligência dos homens não consegue compreender. Um filho não compreende tudo o que um pai compreende. Um ignorante não compreende tudo o que um sábio compreende. Estamos dizendo que a existência dos Espíritos não tem fim; é tudo o que podemos dizer por enquanto. |
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