Parte II: O mundo espírita – Capítulo II: Encarnação dos Espíritos – A alma
A alma
134. | O que é alma? | |
| – | A alma é um Espírito encarnado. |
134a. | O que a alma era antes de estar unida ao corpo físico? | |
| – | Era um Espírito. |
134b. | Então as almas e os Espíritos são iguais, são a mesma coisa? | |
| – | Sim, as almas são os Espíritos e nada mais. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes [1] que povoam o mundo invisível (para os homens). Os seres inteligentes usam temporariamente um envoltório carnal para se purificarem e se esclarecerem. |
135. | Existe alguma outra coisa no homem além da alma e do corpo? | |
| – | Existe o laço que liga a alma ao corpo. |
135a. | Qual é a natureza do laço que liga a alma ao corpo? | |||
| – | O laço que liga a alma ao corpo é semimaterial, isto é, é de uma natureza intermediária entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para permitir que o Espírito e o corpo se comuniquem (para que estejam o tempo todo em contato um com o outro). É por meio desse laço que o Espírito atua sobre a matéria, é através desse laço que a matéria atua sobre o Espírito. | ||
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O homem é, portanto, formado de três partes essenciais: (1) o corpo, ou ser material idêntico aos animais e animado pelo mesmo "princípio vital"; (2) a alma, que é um Espírito encarnado e que habita o corpo; (3) um princípio intermediário, ou perispírito (corpo etéreo), que é uma substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Por comparação., em uma fruta essas três partes seriam a casca, o perisperma, e a semente. |
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136. | A alma é independente do "princípio vital"? | |
| – | O corpo não é nada mais do que um envoltório para o Espírito, repetimos novamente [2]. |
136a. | O corpo pode existir sem a alma? | |
| – | Pode. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma [3], mas a alma não pode habitar um corpo sem vida orgânica. Assim que a vida do corpo termina, a alma abandona o corpo. Antes do nascimento ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo. Depois que essa união é estabelecida (criada no nascimento), a morte do corpo rompe os laços que prendem o corpo à alma, e a alma abandona o corpo. |
136b. | O que o nosso corpo seria se não tivesse alma? | |
| – | Seria uma simples massa de carne sem inteligência, deem o nome que quiserem, exceto um homem. |
137. | Um Espírito pode encarnar em dois corpos diferentes ao mesmo tempo? | |
| – | Não, o Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois seres distintos [4]. |
138. | O que deve ser pensando sobre a opinião de algumas pessoas que consideram que a alma é o princípio da vida material? | |
| – | Isso é uma questão de palavras em que não temos interesse. Os homens devem começar a se entender entre si. |
139. | Alguns Espíritos, e alguns filósofos antes deles, definiram a "alma" como sendo "uma centelha anímica separada do grande Todo". Por que existe essa contradição na definição de "alma"? | |||
| – | Não há contradição alguma. Isso depende do significado das palavras. Por que os homens não tem uma palavra para cada coisa (para – assim – evitar essas confusões)? | ||
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A palavra "alma" é usada para expressar coisas muito diferentes [5].
Alguns homens chamam de "alma" o princípio da vida, e com esse significado pode ser dito acertadamente (e em forma figurada) que "alma" é uma "centelha anímica separada do grande Todo". A "centelha anímica separada do grande Todo" indica a fonte universal do "princípio vital" que é um agente absorvido por cada ser durante sua vida material, e que é devolvido para a fonte universal quando o ser morre fisicamente. Essa idéia não torna impossível de forma alguma a existência de um ser moral, distinto, independente da matéria, e que conserva sua individualidade (ou personalidade) após a morte do corpo físico.
Outros homens chamam de "alma" aquele "ser moral, distinto, independente da matéria, e que conserva sua individualidade após a morte do corpo físico". Quando a palavra "alma" é usada com esse significado, a palavra "alma" quer dizer "Espírito encarnado".
Quando alguns Espíritos definiram a palavra "alma", a palavra foi definida de acordo com o significado que cada Espírito entendia que a palavra tinha, e de acordo com as idéias terrenas (sobre a palavra "alma") que o Espírito ainda carregava.
Isso é uma consequência das limitações das linguagens dos homens que não tem uma palavra para cada idéia, criando assim uma imensidão de enganos e discussões. É exatamente por isso que os Espíritos superiores fazem a recomendação de que os homens primeiro se entendam sobre o significado das palavras. |
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140. | Existe uma teoria que diz que a alma é subdividida em tantas partes quantos sejam são os músculos, e que a alma – dessa forma subdividida – controla cada uma das funções do corpo físico. O que deve ser pensado sobre essa teoria? | |
| – | Isso novamente depende do significado da palavra "alma". Se a palavra "alma" for entendida como sendo "fluído vital", então essa teoria tem razão de ser. Se a palavra "alma" for entendida como "Espírito encarnado", então esta teoria está errada. Já dissemos que o Espírito não se divide. O Espírito usa um fluído intermediário (principio vital [6]) para conduzir o funcionamento dos órgãos (do corpo físico), sem precisar se dividir para isso. |
140a. | Mas alguns Espíritos deram essa definição. | |||
| – | Os Espíritos ignorantes confundem o efeito com a causa. | ||
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Os órgãos são animados pelo "fluído vital" que está distribuído entre todos os órgãos do corpo (a quantidade de "fluído vital" é maior nos órgãos do corpo físico que são centros ou focos de movimento). Mas a ação (sozinha) do "fluído vital" sobre os órgãos do corpo físico não explica corretamente o funcionamento dos órgãos quando se considera a alma como sendo o Espírito que habita o corpo durante a vida e que deixa o corpo por ocasião da morte. É a alma que age sobre os órgãos do corpo físico para – assim – atuar no mundo físico. |
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141. | Algumas pessoas dizem que a alma é exterior ao corpo e envolve o corpo. Isso é verdadeiro? | |
| – | O corpo físico não é uma gaiola que prende a alma. A alma se espalha e se manifesta fora do corpo, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido pode ser dito que a alma é exterior ao corpo, mas isso não quer dizer que a alma envolve o corpo. A alma usa dois envoltórios (envelopes, corpos). O primeiro envoltório que a alma usa é sutil e leve, e é chamado de perispírito [7]. O segundo envoltório é o corpo físico material, pesado e mais grosseiro. Como já dissemos, a alma é o centro dos dois envoltórios, da mesma forma que a semente está dentro do caroço de uma fruta. |
142. | Existe outra teoria que diz que a alma das crianças vai se completando (se formando) a cada período da vida. O que os Espíritos tem a dizer sobre isso? | |
| – | O Espírito é indivisível e já está completo na criança, da mesma forma que o Espírito está completo no adulto. São os órgãos do corpo físico que se desenvolvem e se completam a cada período de vida, e os órgãos do corpo físico são os instrumentos das manifestações da alma. Mais uma vez, naquela teoria também existe a confusão do efeito com a causa. |
143. | Por que todos os Espíritos não definem a alma do mesmo modo? | |
| – | Os Espíritos não tem todos os mesmos esclarecimentos (conhecimentos) sobre todos os assuntos. Há Espíritos com uma inteligência ainda limitada e que não compreendem as coisas abstratas. São como as crianças entre os homens. Há também Espíritos que são "pseudo sábios" e que fazem muito barulho usando as palavras para poderem impor suas idéias, da mesma forma que há homens que fazem a mesma coisa. Além disso, os próprios Espíritos esclarecidos podem explicar as coisas usando palavras diferentes, mas que tem o mesmo valor e o mesmo sentido (independentemente das palavras utilizadas). Os Espíritos esclarecidos costumam usar palavras diferentes para falar sobre uma mesma coisa principalmente quando a linguagem dos homens não tem as palavras necessárias para explicar com clareza as idéias que os Espíritos querem transmitir. Nesses casos os Espíritos utilizam figuras e comparações que os homens tomam ao pé da letra e encaram como sendo realidade [8]. |
144. | O que deve ser entendido pela expressão "alma do mundo"? | |
| – | Por "alma do mundo" deve ser entendido o princípio universal da vida e da inteligência, de onde vem (nascem) as individualidades.
Mas, na maioria das vezes os homens que usam a expressão "alma do mundo" não se entendem sobre o significado do termo. A palavra "alma" é tão elástica que cada um dá à palavra "alma" o significado que bem entende. Assim, os homens criaram uma "alma" para a Terra.
Por "alma da Terra" deve ser entendido o conjunto dos Espíritos desinteressados e devotados que dirigem as ações dos homens para o bem (quando os homens dão ouvidos aos Espíritos), e que – de certo modo – são os soldados de Deus para cuidar do planeta (Terra). |
145. | Durante um longo tempo muitos filósofos antigos e modernos discutiram sobre a ciência psicológica e não conseguiram chegar ao conhecimento da verdade. Como isso pode ser explicado? | |
| – | Esses homens eram os antecessores da eterna Doutrina Espírita. Esses homens prepararam os caminhos para a chegada da Doutrina Espírita. Como eram homens, eles podem ter se enganado quando pensaram que suas próprias idéias seriam a luz (verdade). No entanto, mesmo os erros daqueles homens servem para destacar a verdade, mostrando o pró e o contra. Além disso, entre aqueles erros podem ser encontradas grandes verdades que podem ser percebidas através de um estudo por comparação. |
146. | O corpo físico tem uma região determinada e limitada para a localização da alma? | |
| – | Não. Porém, nos grandes gênios, e em todos os homens que pensam muito, a alma está localizada mais particularmente na cabeça. Nos homens que tem muitos sentimentos e com atos todos voltados para fins humanitários, a alma está mais localizada no coração. |
146a. | Algumas pessoas dizem que a alma está localizada em um centro vital. O que deve ser pensado sobre isso? | |
| – | Isso quer dizer que o Espírito habita de preferência a parte do corpo físico que é o ponto central de todas as sensações (mais importantes). Os homens que pensam que existe um centro vital para a alma estão confundindo a alma com o (fluído) princípio vital. Mesmo assim pode ser dito que a alma está mais localizada nos órgãos físicos que servem para as manifestações intelectuais e morais. |
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[1] Esta é uma consideração teórica ou filosófica, sem muita consequência prática para os homens, mas mesmo assim a consideração não pode ser ignorada. Na questão 73, os Espíritos superiores dizem que o instinto é uma espécie de inteligência. Portanto, os seres que possuem apenas instinto (e não possuem uma inteligência pensante), como os animais, seriam também seres inteligentes e – daí – possuem "alma" (e também estão sujeitos à necessidade de purificação e esclarecimento).
[2] Ver questões 62 a 64 sobre o "princípio vital". O "princípio vital" de certa forma faz parte do corpo físico já que a função do "princípio vital" é animar (dar vida) para a matéria que forma o corpo.
[3] É o caso das plantas, por exemplo: as plantas tem vida orgânica animando o "corpo" da plantas, mas as plantas não possuem uma alma.
[4] Ver no "Livro dos Médiuns", o capítulo VII, "Bicorporeidade e transfiguração".
[8] Jesus fez a mesma coisa quando utilizou parábolas e histórias para transmitir seus ensinamentos para os homens.
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