Parte II: O mundo espírita – Capítulo VI: Vida espírita – Espíritos errantes

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Espíritos errantes

 

Espíritos errantes [1]

 

223.

A alma reencarna logo depois de ter se separado do corpo (físico)?

 

Algumas vezes a alma reencarna imediatamente depois de ter se separado do corpo (físico). Porém, normalmente a alma só reencarna depois de intervalos de tempo mais ou menos longos.

 

Nos mundo superiores a reencarnação é quase sempre imediata. Nos mundos superiores a matéria corporal é menos grosseira, e por isso o Espírito desfruta de quase todas as suas faculdades de Espírito quando o Espírito está encarnado naqueles mundos superiores. Nos mundos superiores o estado normal dos Espíritos pode ser comparado ao estado dos sonâmbulos lúcidos entre os homens.

 

224.

O que é a alma no intervalo entre duas encarnações (sucessivas)?

 

No intervalo entre duas encarnações sucessivas a alma é um Espírito errante que procura por um novo destino: a alma fica esperando.

 

224a.

Quanto tempo podem durar esses intervalos de tempo (entre duas encarnações sucessivas)?

 

Os intervalos de tempo (entre duas encarnações sucessivas) podem durar desde algumas horas até alguns milhares de séculos. Propriamente falando, não há um limite máximo de tempo estabelecido para o estado de erraticidade; o estado de erraticidade (de um Espírito) pode durar um tempo muito longo, mas nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que voltar para uma existência corporal apropriada para corrigir as consequências dos erros de suas existências (físicas) anteriores.

 

224b.

A duração do estado de erraticidade de um Espírito depende da vontade do Espírito, ou a duração do estado de erraticidade pode ser imposta ao Espírito como expiação?

 

A duração do estado de erraticidade de um Espírito é uma consequência do livre-arbítrio (do Espírito) [2]. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas para alguns Espíritos a duração (menor ou maior) do estado de erraticidade do Espírito é uma punição (provação) que Deus dá ao Espírito [3]. Outros Espíritos pedem para ficarem por mais tempo no estado de erraticidade para poderem continuar algum estudo (aprendizado) que só pode ser realizado com aproveitamento se o Espírito estiver no estado de erraticidade [4].

 

225.

O estado de erraticidade é por si só um sinal de inferioridade dos Espíritos?

 

Não, pois há Espíritos errantes de todos os graus (da escala espírita [5]). A encarnação é um estado temporário, já dissemos isso. Em seu estado normal o Espírito está livre da matéria [6].

 

226.

Pode ser dito que todos os Espíritos que não estão encarnados são Espíritos errantes?

 

Sim, isso pode ser dito sobre os Espíritos que (ainda) tenham que reencarnar. Mas os Espíritos puros que já chegaram à perfeição (e que não precisam mais reencarnar) não são Espíritos errantes; os Espíritos puros estão em seu estado definitivo.

 

 

 

 

No que diz respeito às qualidades íntimas (intelectuais e morais) dos Espíritos, os Espíritos são de ordens (graus) diferentes, e os Espíritos vão passando (subindo) sucessivamente (sem saltos) através dos graus (da escala espírita) conforme os Espíritos vão se purificando.

 

No que diz respeito ao estado em que os Espíritos se encontram, os Espíritos podem ser: (1) Espíritos encarnados, isto é, ligados a um corpo físico (almas); (2) Espíritos errantes, isto é, Espíritos sem um corpo material e esperando uma nova encarnação para se melhorarem; (3) Espíritos puros, isto é, Espíritos perfeitos que não precisam mais passar por novas encarnações.

 

Entre os Espíritos não encarnados, há Espíritos que tem missões a cumprir e que se entregam a ocupações ativas, gozando de uma felicidade relativa. Outros Espíritos não encarnados como que flutuam no "vazio" e na incerteza: são os Espíritos errantes (no significado exato da palavra "errante") e que são, na realidade, o que costumamos chamar de "almas penando" (ver também a questão 1015).

 

Os Espíritos não encarnados e encarregados de cumprir missões nem sempre se consideram "errantes" [7] porque aqueles Espíritos dizem que há uma diferença entre a situação em que se encontram e a situação dos Espíritos errantes (propriamente ditos) [8].

 

 

227.

Os Espíritos errantes se instruem de que modo? Com certeza os Espíritos errantes não se instruem do mesmo modo que os homens se instruem.

 

Um Espírito errante se instrui estudando o seu passado e procurando meios de se elevar (intelectualmente e moralmente). O Espírito errante vê e observa o que acontece nos lugares aonde vai [9]; os Espíritos errantes ouvem os discursos dos homens esclarecidos e ouvem os conselhos dos Espíritos mais elevados [10]. Tudo isso dá para os Espíritos errantes idéias (de progresso) que aqueles Espíritos errantes não tinham antes.

 

228.

Os Espíritos conservam algumas das paixões humanas?

 

Quando um Espírito (mais) elevado perde o corpo físico, o Espírito abandona as paixões más e conserva apenas as boas paixões. Mas os Espíritos inferiores conservam algumas das paixões humanas [11] pois aqueles Espíritos (inferiores) seriam Espíritos da primeira ordem (de Espíritos) se aqueles Espíritos desistissem das más paixões.

 

229.

Quando um Espírito deixa a Terra (desencarna), o Espírito reconhece os inconvenientes de todas as más paixões que ele (Espírito) tem. Então, por que os Espíritos não deixam para trás aquelas más paixões quando aqueles Espíritos desencarnam?

 

Nesse mundo (Terra) há pessoas excessivamente invejosas (por exemplo). Seria de se imaginar que os Espíritos daquelas pessoas invejosas perderiam esse defeito (inveja) assim que deixassem o mundo (físico)?

 

Quem vai embora da Terra (desencarna) [12] vai acompanhado por uma espécie de atmosfera (aura) que envolve o Espírito, ainda mais no caso dos Espíritos que alimentaram paixões mais fortes (enquanto estavam encarnados); essa atmosfera (aura) que envolve o Espírito conserva o que o Espírito tem de mau [13] porque o Espírito ainda não está completamente livre da matéria. O Espírito vê a verdade apenas por alguns momentos (quando o Espírito desencarna); a verdade aparece (assim) para o Espírito para mostrar o bom caminho para o Espírito.

 

230.

O Espírito progride enquanto o Espírito está na erraticidade?

 

Quando um Espírito está na erraticidade, o Espírito pode se melhorar muito dependendo da vontade e do desejo do Espírito para conseguir isso. Entretanto, o Espírito precisa da existência corpórea para pôr em prática as novas idéias (de progresso) que o Espírito conseguiu enquanto o Espírito estava na erraticidade.

 

231.

Os Espíritos errantes são felizes ou são desgraçados (infelizes)?

 

Os Espíritos errantes são mais, ou menos, felizes de acordo com os méritos que aqueles Espíritos possam ter. Os Espíritos errantes sofrem por consequência das (más) paixões cujo princípio os Espíritos ainda conservam, ou os Espíritos errantes são felizes de acordo com o grau de desmaterialização (liberdade da matéria) que aqueles Espíritos tenham alcançado. Quando o Espírito está na erraticidade, o Espírito percebe o que está faltando para ser mais feliz e – desde então (já na erraticidade) – procura os meios para conseguir aquela felicidade. Mas nem sempre o Espírito tem permissão para encarnar conforme queira (nas condições que o Espírito desejaria), e isso é uma punição para o Espírito [14].

 

232.

Os Espíritos errantes podem ir a todos os mundos (sem ainda estarem encarnados)?

 

Depende. Pelo simples fato de haver deixado o corpo (físico), o Espírito não está completamente livre da matéria. O Espírito continua a estar ligado ao mundo onde acabou de viver (fisicamente) – ou o Espírito está ligado a um outro mundo do mesmo grau (de evolução) do mundo que o Espírito deixou (mais recentemente).

 

O Espírito pode deixar de estar ligado ao mundo onde acabou de viver (fisicamente) se o Espírito se elevou (melhorou) durante sua vida (física), e esse (melhoramento) é exatamente o objetivo que deve ser a tendência de todos os esforços do Espírito enquanto o Espírito está encarnado, pois caso contrário o Espírito nunca se irá se aperfeiçoar (melhorar).

 

Um Espírito errante pode, no entanto, ir a alguns mundos (mais) superiores, mas como um visitante [15]. A bem da verdade, o Espírito errante consegue apenas entrever (vislumbrar) os mundos (mais) superiores, e é dessa visão que nasce no Espírito o desejo de se melhorar, de forma que o Espírito mereça a felicidade dos Espíritos que habitam aqueles mundos (mais) superiores, e de forma que o Espírito mereça poder habitar aqueles mundos no futuro.

 

233.

Os Espíritos já purificados vem aos mundos inferiores?

 

Os Espíritos já purificados com frequência vão aos mundos inferiores, com o objetivo de auxiliar no progresso daqueles mundos inferiores. Se não fosse assim, aqueles mundos inferiores estariam entregues a si mesmos (à própria sorte), sem um guia que pudesse dirigir aqueles mundos inferiores (no caminho da evolução).

 


 

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[1]        Estado errante (ou erraticidade) é o estado do Espírito que está no mundo espiritual (não está encarnado, portanto), aguardando uma próxima encarnação.

          ERRANTE: que anda sem destino; característica do que ou de quem vive a vaguear; que não possui uma residência fixa.

[2]        Então, em geral, a duração do estado de erraticidade de um Espírito depende da vontade do Espírito.

[3]        Por exemplo, existe "punição" (expiação) quando o Espírito deseja muito uma nova encarnação (para corrigir seus erros e progredir) mas fica impedido de encarnar novamente tão rápido quanto o Espírito gostaria. Por exemplo, o Espírito de um suicida que encurtou uma encarnação – e assim não soube dar valor às oportunidades que tinha quando estava encarnado – pode ficar impedido por um certo tempo de encarnar novamente (assim aprendendo a dar valor às oportunidades de encarnação que o Espírito recebe).

[4]        Ver também questão 332 sobre "Prelúdio da volta" (ao mundo material).

[5]        Ver questões 100 a 113 sobre "escala espírita".

[6]        Portanto, o estado de erraticidade é o estado normal do Espírito. Por comparação (simples), o estado de erraticidade corresponderia às horas de um dia em que o homem está acordado, e o estado em que o Espírito está encarnado corresponderia às horas de um dia em que o homem está dormindo.

[7]        Portanto, isso é uma opinião de um Espírito não encarnado e que está encarregado de alguma missão: por ser uma opinião, pode não ser necessariamente a verdade absoluta.

[8]        Este último parágrafo é parte da Errata da 5ª edição, de 1865.

[9]        Nos lugares onde o Espírito tem permissão para ir: os Espíritos não tem permissão para ir a todos os lugares que queiram, e alguns lugares estão proibidos para os Espíritos (conforme o grau de elevação intelectual e moral do Espírito). Ver também a questão 232 (por exemplo).

[10]       Espírito mais elevado (intelectualmente e moralmente) do que o próprio Espírito que quer se instruir; Espírito "elevado" – neste caso – não significa necessariamente Espírito "superior", significa apenas um Espírito com algum grau a mais de adiantamento (intelectual e moral).

[11]       As paixões humanas não são essencialmente más; o mal está na forma como as paixões humanas são vividas (vivenciadas). Ver questão 907.

[12]       Isso é válido para qualquer mundo (planeta) em qualquer grau de evolução, e não apenas para a Terra.

[13]       Essa atmosfera (aura) é criada pelo próprio Espírito através dos pensamentos que o Espírito tem (estando encarnado, ou não). Não é alguma coisa que é imposta para o Espírito. Assim como há uma atmosfera (aura) correspondendo às más paixões, também existe uma atmosfera (aura) correspondendo às boas paixões.

[14]       Não existe punição de fato. É o Espírito que vê como punição (sofrimento) um impedimento (temporário) de encarnar da forma como gostaria de encarnar.

[15]       O Espírito não pode ir livremente a certos mundos, o Espírito tem que receber permissão para isso. Então, se um Espírito errante vista um mundo superior (ao mundo a que o Espírito está ligado), é porque o Espírito recebeu permissão.

 

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