Parte II: O mundo espírita – Capítulo VII: Volta do Espírito à vida corporal – Prelúdio da volta

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Prelúdio da volta

 

Prelúdio [1] da volta

 

330.

Os Espíritos sabem em que época irão reencarnar?

 

Os Espíritos pressentem a época em que irão reencarnar (desconfiam), da mesma forma que acontece com uma pessoa cega que se aproxima do fogo. Os Espíritos sabem que tem que retornar para um corpo (físico), da mesma forma que os homens sabem que irão morrer um dia, mas os Espíritos não sabem (com toda certeza) quando irão retornar para um corpo (físico).

 

330a.

Então a reencarnação é uma necessidade da vida espírita, assim como a morte é uma necessidade da vida corporal?

 

Com certeza. É isso mesmo.

 

331.

Todos os Espíritos se preocupam com a sua reencarnação?

 

Há muitos Espíritos que não pensam em sua reencarnação, e que nem sequer compreendem a reencarnação. Isso é uma coisa que depende do grau de adiantamento dos Espíritos. Para alguns Espíritos a incerteza sobre o próprio futuro à sua frente é uma forma de punição (sofrimento) [2].

 

332.

O Espírito pode apressar (adiantar) ou retardar (adiar) o momento da sua reencarnação?

 

O Espírito pode ter um desejo ardente (grande) de reencarnar, e isso pode apressar o momento da sua reencarnação. O Espírito também pode retardar o momento da sua reencarnação (quando o Espírito recua diante de uma prova, por exemplo), pois entre os Espíritos também há Espíritos covardes e Espíritos indiferentes. Mas nenhum Espírito que retarde o momento da sua reencarnação escapa impunemente (sem consequências): o Espírito sofre quando o Espírito retarda o momento da sua reencarnação, como um homem que recusa o remédio que poderia curar a doença que esteja fazendo o homem sofrer [3].

 

333.

Se um Espírito pensa que está bastante feliz em uma condição mediana ("mais ou menos") entre os Espíritos errantes [4], e – por isso – não tem qualquer desejo de se elevar (melhorar), o Espírito poderia ficar no estado em que o Espírito está por quanto tempo o Espírito quisesse?

 

O Espírito não poderia (iria) ficar naquele estado em que o Espírito está por quanto tempo o Espírito quisesse porque, cedo ou tarde, o Espírito sentiria a necessidade de progredir (se elevar e se melhorar, necessariamente passando por uma nova reencarnação). Todos os Espíritos tem que (obrigatoriamente) se elevar: esse é o destino de todos os Espíritos [5].

 

334.

A união da alma com este ou aquele corpo físico é predestinada (planejada, programada), ou a escolha do corpo físico que a alma irá utilizar é realizada só na "última hora"?

 

O corpo físico que o Espírito irá utilizar em sua próxima encarnação é sempre escolhido de antemão (com antecedência). Quando o Espírito termina de escolher a prova que o Espírito quer passar, o Espírito pede para encarnar. Ora, Deus sabe tudo e vê tudo: então Deus já sabia e já tinha visto que aquele Espírito iria se unir a este ou aquele corpo físico.

 

335.

O Espírito pode escolher o corpo físico em que o Espírito irá encarnar, ou o Espírito pode apenas escolher o gênero (tipo) de vida que sirva como uma prova que o Espírito irá passar?

 

O Espírito também pode escolher o corpo físico em que o Espírito irá encarnar pois as imperfeições que existam no corpo físico escolhido pelo Espírito [6] serão provas que o Espírito irá passar, e que irão ajudar no progresso do Espírito (se o Espírito vencer os obstáculos criados para o Espírito por aquelas imperfeições). Entretanto, a escolha do corpo físico nem sempre depende do Espírito; mas isso não impede ou proíbe que o Espírito peça que seu corpo físico seja "assim ou assado".

 

335a.

À última hora o Espírito poderia recusar tomar o corpo (físico) por ele escolhido?

 

Se o Espírito assim recusasse tomar o corpo (físico), o Espírito sofreria muito mais do que um Espírito que não tivesse tentado passar por prova alguma.

 

336.

Poderia acontecer que não houvesse qualquer Espírito que aceitasse encarnar em uma criança que iria nascer?

 

Se isso acontecesse, Deus providenciaria uma alma para aquela criança. Quando uma criança tem que nascer para viver [7], a criança está predestinada a ter uma alma. Nada é criado (no universo) sem um propósito.

 

337.

Deus pode impor a união do Espírito a um determinado corpo (físico)?

 

Deus pode fazer isso, do mesmo modo que Deus pode impor as diferentes provas que o Espírito tem que passar, principalmente quando o Espírito não tem capacidade para realizar uma escolha com conhecimento de causa (sabendo exatamente o que está escolhendo).

 

Por motivo de expiação, um Espírito pode ser forçado a se unir ao corpo (físico) de uma criança que – pelo nascimento e pela posição social que a criança terá no mundo – será um instrumento de "castigo" para o Espírito [8].

 

338.

Se acontecesse que muitos Espíritos se apresentassem para tomar (usar) um determinado corpo (físico) destinado a nascer, como é que seria decidido qual daqueles Espíritos teria permissão para tomar aquele corpo (físico)?

 

Muitos Espíritos poderiam pedir algo assim. Mas, neste caso, Deus é quem julga (decide) qual é o Espírito que é mais capaz de desempenhar a missão (propósito) que é o destino da criança. Porém, como já dissemos, o Espírito é escolhido para um corpo (físico) antes que chegue o momento [9] do Espírito se unir (obrigatoriamente) ao corpo (físico).

 

339.

No momento de encarnar, o Espírito sofre alguma perturbação (confusão) parecida com a perturbação que o Espírito experimenta quando o Espírito desencarna?

 

No momento de encarnar o Espírito sobre uma perturbação muito maior – e principalmente mais longa – do que a perturbação que o Espírito experimenta quando o Espírito desencarna. Pela morte (física), o Espírito sai da escravidão. Pelo nascimento, o Espírito entra na escravidão.

 

340.

Para o Espírito, o instante da sua encarnação é um momento solene (importante)? O Espírito considera que o ato da encarnação seja um ato sério e importante?

 

No instante da sua encarnação, o Espírito se comporta como um viajante que embarca em um barco para uma viagem perigosa, sem saber se encontrará ou não a morte entre as ondas que o viajante resolveu enfrentar.

 

 

 

 

O viajante que embarca em um barco sabe quais são os perigos à sua frente, mas não sabe se seu barco irá afundar. Por comparação, a mesma coisa acontece com o Espírito: o Espírito conhece o gênero (tipo) de provas à sua frente, mas não sabe se irá falhar naquelas provas.

 

Para o Espírito, a morte do corpo (físico) é uma espécie de renascimento (no mundo espírita); da mesma forma, para o Espírito a reencarnação é uma espécie de morte, ou melhor, é uma espécie de exílio, é uma espécie de prisão. Na reencarnação o Espírito deixa o mundo dos Espíritos para entrar no mundo corporal, da mesma forma que no instante da morte (física) o homem deixa o mundo corporal para entrar no (voltar ao) mundo espiritual.

 

O Espírito sabe que irá reencarnar (cedo ou tarde), da mesma forma que o homem sabe que um dia irá morrer (cedo ou tarde). O homem só conhece o instante da sua morte (física) quando a morte de fato acontece; igualmente, o Espírito só tem consciência que irá reencarnar quando chegou o momento exigido (para a reencarnação), quando chegou o instante supremo [10].

 

Então, como acontece com o homem nas agonias da morte (física), uma perturbação (confusão) começa a tomar conta do Espírito; essa perturbação irá durar até que a nova existência (física) do Espírito esteja claramente formada. O Espírito sente uma espécie de agonia (inquietação) quando o momento da reencarnação se aproxima.

 

 

341.

O Espírito sente alguma ansiedade antes da sua encarnação por causa das incertezas que o Espírito tem sobre as possibilidades de sucesso nas provas que o Espírito vai passar na vida (física)?

 

O Espírito sente uma ansiedade bem grande porque aquelas provas na existência física irão atrasar ou avançar o adiantamento do Espírito, conforme o Espírito suporte aquelas provas.

 

342.

No momento de reencarnar, outros Espíritos amigos do Espírito que está reencarnando aparecem para acompanhar aquele Espírito em sua partida do mundo espiritual, da mesma forma que Espíritos amigos vem receber o Espírito quando o Espírito volta para o mundo espiritual (com a morte do corpo físico)?

 

Isso depende da ordem (de elevação) do Espírito. Se o Espírito já está em uma ordem (da escala espírita [11]) onde a afeição predomina, os Espíritos que amam o Espírito que está reencarnando acompanham o Espírito até o último momento, animando (apoiando) o Espírito; até mesmo, muitas vezes, aqueles Espíritos amigos seguem o Espírito encarnado durante toda a vida do Espírito encarnado.

 

343.

Os Espíritos que acompanham os nossos passos na vida (física) são – talvez – os Espíritos que vemos em sonhos, são os Espíritos que se apresentam para nós (em sonhos) com rostos desconhecidos e dizendo ter afeição por nós?

 

Muito frequentemente os Espíritos que os homens veem em sonhos são aqueles Espíritos que acompanham os passos do homem na vida (física); aqueles Espíritos visitam os homens, assim como os homens visitam as pessoas nas prisões.

 


 

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[1]        PRELÚDIO; etapa inicial para o desenvolvimento ou para a resolução de alguma coisa. Etapa inicial.

[2]        Novamente, a "punição" está na forma como o Espírito percebe o que está (ou não) acontecendo. Se o Espírito não se preocupa com seu futuro (reencarnação), isso causa receio, dúvidas, incertezas, e ansiedade no Espírito. Como essas coisas que o Espírito sente não são coisas agradáveis, esse "sofrimento" do Espírito é o "castigo" dado ao Espírito por não se preocupar com seu futuro (reencarnação). Se o Espírito tivesse aquela preocupação, o Espírito não teria que sentir aquelas coisas desagradáveis.

[3]        Ver também questões 224 e 225 sobre "Espíritos errantes".

[4]        Espírito errante é um Espírito que está aguardando uma nova oportunidade ou momento de encarnação. A palavra "errante" não significa que o Espírito está vagando livremente pelo mundo espiritual sem se fixar em qualquer lugar.

          ERRANTE: que anda sem destino; característica do que ou de quem vive a vaguear; que não possui uma residência fixa.

[5]        Ver também questões 224 e 225 sobre "Espíritos errantes".

[6]        Por exemplo: cegueira, paralisia de algum membro, retardamento mental, etc., etc.

[7]        Aqui, "nascer para viver" significa que a criança não irá morrer no nascimento ou logo após o nascimento: a criança irá viver por pelo menos algumas horas, ou dias (no mínimo).

[8]        Novamente, não existe "castigo": é o Espírito que enxerga as provas que passa como sendo um "castigo". Um Espírito mais elevado poderia (iria) enxergar aquelas mesmas provas como uma "benção", pois o Espírito saberia intuitivamente que as dificuldades daquelas provas iriam ajudar o Espírito a se elevar.

[9]        Esse momento é o instante em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide. Ver também questão 344, "União da alma e do corpo".

[10]       Até então o Espírito apenas pressentia a aproximação da próxima reencarnação, mas ainda não tinha consciência clara sobre ela.

[11]       Ver questões 100 a 113 sobre "escala espírita".

 

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