Parte III: Leis morais – Capítulo IX: Lei de igualdade – Igualdade dos direitos do homem e da mulher
Igualdade dos direitos do homem e da mulher [1]
817. | O homem e a mulher são iguais perante Deus? O homem e a mulher tem os mesmos direitos perante Deus? [2] | |
| – | Deus não outorgou (deu) para o homem e para a mulher a inteligência (conhecimento) do bem e do mal? Deus não outorgou (deu) para o homem e para a mulher a faculdade (capacidade) de progredir? [3] |
818. | De onde vem a inferioridade moral (sic [4]) da mulher em certas regiões (da Terra)? | |
| – | A inferioridade moral da mulher em certas regiões (da Terra) vem do predomínio (domínio) injusto e cruel que o homem assumiu sobre a mulher. Isso é um resultado das instituições sociais dos homens, e do abuso do forte sobre o fraco. A força física faz o direito entre os homens pouco adiantados moralmente. |
819. | A mulher é fisicamente mais fraca do que o homem. Qual é o fim (objetivo) disso? | |
| – | A mulher é fisicamente mais fraca do que o homem porque a mulher recebeu funções (deveres) especiais. Os trabalhos rudes (brutos) cabem ao homem porque o homem é o mais forte. Os trabalhos mais leves cabem à mulher. A ambos cabe o dever de se ajudarem um ao outro para suportarem as provas (lições) de uma vida (física) cheia de amargor (tristeza). |
820. | A fraqueza física da mulher não coloca a mulher na dependência do homem naturalmente? | |||
| – | A força que Deus concedeu (deu) para um sexo é para que aquele sexo forte proteja o outro sexo fraco, e não para que o sexo forte escravize o sexo fraco. | ||
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Para cada ser Deus criou um organismo que está de acordo com as funções que o organismo tem que desempenhar. Deus deu para a mulher menos força física, e ao mesmo tempo Deus deu para a mulher uma sensibilidade que é apropriada para as funções maternais da mulher, e que é apropriada para a fragilidade dos seres que são confiados aos cuidados da mulher. |
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821. | As funções que a natureza reservou para a mulher teriam uma importância tão grande quanto a importância das funções que a natureza reservou para o homem? | |
| – | Sim. As funções que a natureza reservou para a mulher tem uma importância tão grande quanto, e uma importância até maior, que a importância das funções que a natureza reservou para o homem. É a mulher quem dá as primeiras noções da vida (física) para os homens. |
822. | Já que os homens são iguais perante a lei de Deus, os homens devem ser iguais perante as leis humanas também? | |
| – | O primeiro princípio de justiça é este: "não faça para os outros aquilo que não quer que seja feito para si mesmo". |
822a. | Assim sendo, para que as leis humanas sejam perfeitamente justas, aquelas leis humanas devem consagrar (aprovar) a igualdade dos direitos do homem e dos direitos da mulher? | |
| – | Uma igualdade de direitos, sim. Uma igualdade de funções, não. É preciso que cada um esteja no lugar em que precisa estar.
O homem deve cuidar do exterior (sic [5]) e a mulher deve cuidar do interior (sic [6]), cada um de acordo com sua aptidão (talento). A lei humana deve consagrar (aprovar) a igualdade de direitos do homem e de direitos da mulher para que a lei humana seja equitativa (justa). Todo privilégio que é concedido (dado) para um ou para o outro vai contra a justiça.
A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. A escravização da mulher caminha ao lado de uma sociedade de bárbaros. Além disso, os sexos só existem na organização física (corpo físico). Como os Espíritos podem encarnar tanto como homem quanto como mulher [7], não existe nenhuma diferença de "sexo" entre os Espíritos. Os Espíritos devem ter os mesmos direitos por consequência. |
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[2] Essa pergunta de Allan Kardec não faz muito sentido porque os Espíritos superiores já afirmaram na questão 200 (e na questão 822) que os Espíritos não tem sexo (e – portanto – não existe diferença entre o Espírito de um homem e o Espírito de uma mulher).
[3] Indiretamente os Espíritos superiores afirmaram que: (1) o homem e a mulher são iguais perante Deus; (2) o homem e a mulher tem os mesmo direitos perante Deus. Portanto, o homem e a mulher também tem os mesmos deveres perante Deus.
[4] Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".
[5] Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".
[6] Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".
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