Parte III: Leis morais – Capítulo VI: Lei de destruição – Crueldade

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Crueldade

 

Crueldade

 

752.

O sentimento de crueldade pode ser ligado (associado) ao instinto de destruição?

 

O sentimento de crueldade é o instinto de destruição naquilo que o instinto de destruição tem de pior. Se a destruição é uma necessidade algumas vezes, a crueldade jamais é necessária. A crueldade sempre é o resultado de uma natureza má.

 

753.

Por que razão a crueldade forma o caráter predominante (mais forte) dos povos primitivos?

 

Nos povos primitivos, como estão sendo chamados, a matéria é mais forte do que o Espírito. Os povos primitivos se entregam aos instintos dos brutos, os povos primitivos não experimentam (tem) outras necessidades que não sejam as necessidades da vida do corpo (físico), os povos primitivos só pensam na conservação pessoal, e tudo isso faz com que os povos primitivos sejam cruéis em geral.

 

Além disso, os povos com um desenvolvimento (avanço espiritual) imperfeito (incompleto) estão sob o domínio (influência) de Espíritos também imperfeitos que simpatizam com aqueles povos, até que povos mais adiantados (encarnando no meio daqueles povos primitivos) venham destruir ou enfraquecer aquela influência (dos Espíritos imperfeitos).

 

754.

A crueldade não viria de uma carência (falta) de senso moral (no homem)?

 

Não deve ser pensado em carência (falta) de senso moral, e sim em falta de desenvolvimento (fortalecimento) de senso moral. O senso moral existe em todos os homens como um princípio. É esse senso moral (no homem) que fará com que seres cruéis se tornem seres bons e humanos mais tarde. Portanto, o senso moral existe no homem selvagem como o princípio (essência) de um perfume dentro da semente da flor que ainda não desabrochou.

 

 

 

 

Todas as faculdades (capacidades) existem no homem em um estado rudimentar (primário) ou latente (adormecido). Aquelas faculdades se desenvolvem (fortalecem) conforme existam circunstâncias favoráveis para isso. O desenvolvimento (fortalecimento) de uma faculdade em excesso interrompe ou anula o desenvolvimento (fortalecimento) das outras faculdades. A sobre-excitação (sobre-estimulação) dos instintos materiais abafa o senso moral por assim dizer, assim como o desenvolvimento (fortalecimento) do senso moral enfraquece pouco a pouco as faculdades (de natureza) puramente animais.

 

 

755.

No meio de uma civilização das mais adiantadas são encontrados seres que às vezes são tão cruéis quanto os selvagens. Como isso pode ser?

 

Isso acontece do mesmo modo que em uma árvore carregada de bons frutos podem ser encontrados alguns frutos defeituosos. Aqueles seres (cruéis) são – por assim dizer – selvagens que só tem a aparência de seres civilizados, são lobos perdidos no meio de ovelhas. Espíritos muito atrasados podem encarnar entre homens adiantados (espiritualmente) com a esperança de se adiantarem também. Mas a natureza primitiva daqueles Espíritos atrasados predomina se a prova (lição) é pesada demais para aqueles Espíritos atrasados [1].

 

756.

Algum dia a sociedade dos homens de bem estará livre dos seres malfazejos (maldosos)?

 

A humanidade progride.

 

Esses homens em quem o instinto do mal domina, e que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão gradualmente, como o grão ruim se separa do grão bom quando os grãos são peneirados. Mas aqueles seres malfazejos irão desaparecer para renascer com outros envoltórios (corpos físicos) e – então – como aqueles seres terão mais experiência, aqueles seres irão compreender melhor o bem e o mal.

 

Os homens tem um exemplo disso (desse processo) nas plantas e nos animais que o homem conseguiu aperfeiçoar, desenvolvendo (criando) naquelas plantas e naqueles animais algumas qualidades novas. Pois bem: aquele desenvolvimento que o homem promove nas plantas e nos animais só se torna completo depois de muitas gerações. Esse processo (de desenvolvimento) é uma imagem do que acontece nas diversas existências físicas do homem.

 


 

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[1]        Ver também questão 272 sobre "escolha das provas".

 

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