Parte III: Leis morais – Capítulo VIII: Lei do progresso – Marcha do progresso

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Marcha do progresso

 

Marcha do progresso

 

779.

De onde o homem tira a força para progredir: o homem tira a força para progredir de si mesmo, ou aquela força é apenas fruto de um ensinamento (aprendizado)?

 

O homem se desenvolve (progride) por si mesmo, naturalmente. Mas nem todos os homens progridem simultaneamente (ao mesmo tempo) e do mesmo modo. Então, acontece que os homens mais adiantados auxiliam o progresso dos outros homens (menos adiantados) através do contato social.

 

780.

O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

 

O progresso moral decorre (é uma consequência) do progresso intelectual, mas o progresso moral nem sempre vem imediatamente após o progresso intelectual [1].

 

780a.

Como o progresso intelectual pode criar o progresso moral?

 

O progresso intelectual cria o progresso moral quando o progresso intelectual permite que o homem compreenda o bem e o mal. Então, o homem (que compreende) pode usar o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. O desenvolvimento (fortalecimento) do livre-arbítrio acompanha o desenvolvimento (fortalecimento) da inteligência, e aumenta a responsabilidade do homem pelos seus atos.

 

780b.

Muitas vezes acontece que os povos mais esclarecidos são também os povos mais pervertidos. Se o progresso intelectual cria o progresso moral, como é que isso acontece com aqueles povos?

 

O objetivo (da Providência divina) é o progresso completo dos homens (intelectual e moral). Porém, tanto os povos quanto os indivíduos só conseguem um progresso completo pouco a pouco. Enquanto o senso moral daqueles povos não esteja desenvolvido (formado), pode mesmo acontecer que aqueles povos usem a inteligência para a prática do mal. A inteligência e a moral são duas forças que só chegam a um equilíbrio com o passar do tempo [2].

 

781.

O homem tem o poder (capacidade) de paralisar a marcha do progresso?

 

Não, mas às vezes o homem tem o poder (capacidade) de atrapalhar a marcha do progresso.

 

781a.

O que deve ser pensado sobre os homens que tentam deter (parar) a marcha do progresso em uma tentativa de fazer com que a humanidade ande para trás?

 

Pobres seres que serão castigados por Deus! Aqueles seres serão arrastados pela torrente (corrente) do progresso que aqueles seres tentam deter.

 

 

 

 

Já que o progresso é uma condição da natureza humana, o homem não tem o poder (capacidade) de ir contra o progresso. O progresso é uma força viva; a ação do progresso pode ser retardada por leis humanas más, mas a ação do progresso não pode ser anulada. Quando as leis humanas se tornam incompatíveis com o progresso, o próprio progresso derruba aquelas leis junto com as pessoas que se esforçam para manter aquelas leis. E assim será até que as leis humanas estejam de acordo com a justiça divina. A justiça divina quer que todos participem do bem, e quer que as leis feitas pelo forte com prejuízo do fraco sejam abolidas (eliminadas).

 

 

782.

Não há homens que acreditam estar favorecendo o progresso (vendo progresso onde não existe o progresso) quando aqueles homens (de boa-fé) impedem o progresso?

 

Aqueles homens se parecem com pedras minúsculas que são colocadas em uma grande engrenagem para fazer a engrenagem parar; aquelas pedras minúsculas não conseguem impedir o movimento da engrenagem.

 

783.

O aperfeiçoamento da humanidade sempre segue uma marcha progressiva (para a frente) e lenta?

 

Há o progresso regular (constante) e lento que é um resultado da força das coisas (circunstâncias). Porém, quando um povo não progride tão depressa quanto aquele povo deveria progredir, de tempos em tempos Deus faz aquele povo passar por abalos físicos ou morais [3] que tem o resultado de transformar aquele povo.

 

 

 

 

O homem não pode se manter indefinidamente (para sempre) na ignorância porque o homem tem que atingir a finalidade que a Providência (divina) determinou para o homem. O homem se esclarece (progride) pela força das coisas (circunstâncias). As revoluções morais, assim com as revoluções sociais, se infiltram (entram) nas idéias dos homens pouco a pouco: aquelas idéias ficam adormecidas durante séculos, e depois aparecem de repente produzindo o desmoronamento do edifício corroído do passado que deixou de estar em harmonia com as novas necessidades dos homens, que deixou de estar em harmonia com as novas aspirações (desejos) dos homens.

 

Nessas comoções (reviravoltas), muitas vezes o homem não percebe outra coisa que não seja uma desordem e uma confusão momentâneas (passageiras) que prejudicam o homem em seus interesses materiais. Porém, o homem que eleva o próprio pensamento acima de si mesmo consegue admirar os desígnios da Providência (divina) que faz o mal (reviravoltas) produzir o bem (progresso). Aquelas comoções (reviravoltas) são como a tempestade que limpa a atmosfera depois de ter agitado a atmosfera violentamente.

 

 

784.

A perversidade do homem é bastante grande. Não parece que o homem caminha para trás ao invés de avançar para a frente, pelo menos do ponto de vista moral?

 

Esse pensamento é um engano. Observem bem o conjunto e será percebido que o homem progride pois o homem compreende melhor o que é o mal, e o homem vai dia a dia reprimindo (eliminando) os abusos. É necessário que o mal chegue a um ponto de excesso para fazer com que a necessidade do bem e das reformas possa ser compreendida pelos homens. [4]

 

785.

Qual é o maior obstáculo para o progresso?

 

O orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos para o progresso moral; o progresso intelectual sempre acontece.

 

À primeira vista parece mesmo que o progresso intelectual aumenta o orgulho e o egoísmo quando o progresso intelectual desenvolve (fortalece) a ambição do homem e o gosto do homem pelas riquezas materiais. Mas as riquezas materiais por sua vez incitam (estimulam) o homem a realizar pesquisas que esclarecem o Espírito. [5]

 

É dessa forma que tudo se prende (liga) tanto no mundo moral quanto no mundo físico. É dessa forma que o bem pode nascer do próprio mal. Mas esse estado de coisas não irá durar para sempre. Esse estado de coisas irá mudar conforme o homem compreender melhor que existe (para o homem) uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais duradoura do que a felicidade proporcionada pelo gozo dos bens terrenos. [6]

 

 

 

 

Há duas espécies de progresso: o progresso intelectual e o progresso moral. O progresso intelectual e o progresso moral dão apoio um para o outro, mas o progresso intelectual e o progresso moral não avançam lado a lado.

 

Nos tempos atuais o progresso intelectual tem recebido todos os incentivos entre os povos civilizados. Por isso mesmo o progresso intelectual já atingiu um grau que o progresso intelectual ainda não havia atingido antes da época atual. Falta muito para que o progresso moral esteja no mesmo nível do progresso intelectual.

 

No entanto, quando os costumes sociais atuais são comparados com os costumes sociais de alguns séculos atrás, só um cego poderia negar o progresso (moral) já realizado pelos homens. Ora, se é assim então por que a marcha ascendente (para cima) do progresso moral iria parar mais do que o progresso intelectual poderia parar? Por que seria impossível que entre o século dezenove e o vigésimo quarto século venha a existir tanta diferença no progresso moral dos homens quanto o tamanho da diferença que existe no progresso moral dos homens entre o décimo quarto século e o século dezenove? Duvidar dessa possibilidade de progresso moral dos homens seria pretender (imaginar) que a humanidade está no apogeu (ponto máximo) da perfeição (o que é um absurdo). Duvidar dessa possibilidade de progresso moral dos homens seria pretender (imaginar) que a humanidade não é perfectível moralmente (não tem o potencial da perfeição) [7], e isso a experiência desmente.

 

 


 

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[1]        Ver também questão 365. Ver também questão 751.

[2]        Ver também questão 192. Ver também questão 365. De maneira geral os Espíritos progridem muito mais rapidamente em inteligência do que os Espíritos progridem moralmente.

[3]        Ver questão 737 a 741 sobre "flagelos destruidores".

[4]        Isso é geralmente mencionado naquela frase conhecida: "antes de melhorar vai ter que piorar muito".

[5]        A busca do homem por mais riquezas materiais faz com que o homem desenvolva (aumente) a própria inteligência. Quando o homem tem mais inteligência, o homem compreende melhor o bem e o mal, e o homem consegue compreender melhor os prejuízos causados pelo orgulho e pelo egoísmo.

[6]        Ver questão 913 a 917 sobre "egoísmo".

[7]        PERFECTÍVEL: o que ou aquilo que pode ser melhorado, aperfeiçoado; o que ou aquilo que está sujeito a melhorias ou aperfeiçoamentos.

 

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