Parte II: O mundo espírita – Capítulo IX: Intervenção dos Espíritos no mundo corporal – Possessos
Possessos [1]
473. | Um Espírito pode tomar (usar) temporariamente o envoltório corporal (corpo físico) de uma pessoa viva? Isto é, um Espírito pode entrar em um corpo (já) animado e agir no lugar do outro Espírito que está encarnado naquele corpo físico? | |
| – | Um Espírito não entra em um corpo físico como um homem que entra em uma casa.
Um Espírito (desencarnado) se identifica com um Espírito encarnado (homem) que tenha os mesmos defeitos e qualidades daquele Espírito (desencarnado) para – assim – agir (no mundo material) junto com aquele Espírito encarnado (homem). Mas é sempre o Espírito encarnado (homem) quem usa livremente a própria vontade para agir sobre a matéria de seu corpo físico.
Um Espírito (desencarnado) não pode tomar o lugar de um Espírito encarnado pois o Espírito encarnado deverá permanecer (continuar) ligado ao seu corpo físico até o fim do tempo estabelecido para a existência material (vida física) daquele Espírito encarnado (homem). |
474. | Já que não existe possessão propriamente dita (isto é, dois Espíritos em um mesmo corpo físico), a alma (Espírito encarnado) pode ficar na dependência (sob as ordens) de um Espírito (desencarnado) de tal forma que a alma fique subjugada (dominada) a ponto da vontade da alma ficar paralisada (de certa maneira)? | |||
| – | Sem dúvida, e uma alma que esteja nessa situação é um verdadeiro "possesso".
Mas é preciso que fique claro que esse tipo de dominação nunca acontece sem o consentimento da pessoa que é (assim) dominada; esse consentimento pode ser fruto de uma fraqueza da alma (para resistir à dominação), ou a alma pode desejar a dominação [2].
Muitos epilépticos ou loucos, que precisam mais de um médico do que precisam de exorcismos, têm sido tomados (confundidos) por possessos. | ||
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No seu significado vulgar (popular), a palavra "possesso" supõe a existência de "demônios" (isto é, uma categoria de seres maus por natureza), e supõe que um desses seres esteja no corpo físico de uma pessoa junto com o Espírito encarnado naquela pessoa.
Nesse sentido (significado) da palavra "possesso", não existem "demônios" propriamente ditos já que dois Espíritos não podem ocupar ao mesmo tempo um mesmo corpo físico; portanto, não existem "possessos" conforme a ideia que está associada com a palavra "possesso".
O termo (palavra) "possesso" só pode ser aceito (admitido) quando o termo está sendo usado para exprimir (descrever) a dependência absoluta (total) que uma alma tem de Espíritos imperfeitos que estejam subjugando (dominando) aquela alma. |
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475. | Uma pessoa pode por si mesma afastar os Espíritos maus (imperfeitos) e se livrar da dominação que aqueles Espíritos possam ter sobre aquela pessoa? | |
| – | Sempre é possível que qualquer pessoa se livre de alguma dominação (jugo, submissão) desde que a pessoa tenha uma vontade firme para isso [3]. |
476. | Mas não pode acontecer que a fascinação exercida por um Espírito mau (imperfeito) sobre uma pessoa seja de tal ordem que a pessoa subjugada (dominada) nem perceba a fascinação (dominação)? Se a pessoa subjugada (dominada) nem sequer percebe aquela influência daquele Espírito mau (imperfeito), uma terceira pessoa pode fazer com que a submissão (dominação) da pessoa subjugada termine? Se uma terceira pessoa pode fazer com que a submissão (dominação) de uma pessoa subjugada termine, qual deve ser a condição (moral) daquela terceira pessoa? | |
| – | Se aquela terceira pessoa [4] é um homem de bem, a vontade daquela terceira pessoa pode ter algum resultado (para livrar uma pessoa que esteja dominada por um Espírito imperfeito), pedindo a ajuda dos Espíritos bons (para isso); quanto mais um homem é um homem de bem, mais poder (autoridade) aquele homem de bem tem sobre os Espíritos imperfeitos (para afastar aqueles Espíritos imperfeitos); quanto mais um homem é um homem de bem, mais poder (merecimento) aquele homem de bem tem para atrair os Espíritos bons (e receber ajuda).
Porém, qualquer que seja o caso, aquela terceira pessoa não poderá fazer absolutamente nada se a pessoa dominada por um Espírito imperfeito não ajudar aquela terceira pessoa para afastar o Espírito imperfeito.
Há pessoas (dominadas por Espíritos imperfeitos) que sentem prazer na dependência que aquelas pessoas têm dos Espíritos imperfeitos porque aqueles Espíritos imperfeitos lisonjeiam (satisfazem) os gostos e os desejos daquelas pessoas.
Mas, qualquer que seja o caso, uma terceira pessoa que não tiver um coração puro não terá nenhuma influência (não poderá fazer nada); nessa situação, os Espíritos bons não atendem ao chamado (pedido de ajuda) de uma terceira pessoa que não tenha um coração puro, e os Espíritos maus (imperfeitos) não temem (não têm medo de) uma terceira pessoa que não tenha um coração puro. |
477. | As fórmulas (rituais) de exorcismo têm alguma eficácia (dão algum resultado) sobre os Espíritos maus (imperfeitos)? | |
| – | Não. Quando os Espíritos imperfeitos veem alguém levar os rituais de exorcismo a sério, os Espíritos imperfeitos dão risadas e teimam ainda mais (na dominação que têm sobre uma pessoa). |
478. | Há pessoas animadas (cheias) de boas intenções e que mesmo assim não deixam de ser obsediadas [5]. Qual é, então, o melhor meio para uma pessoa se livrar dos Espíritos obsessores [6]? | |
| – | Neste caso, o melhor meio que o homem tem para se livrar de Espíritos obsessores é cansar a paciência dos Espíritos obsessores, não dando nenhum valor (não prestando atenção) às sugestões dos Espíritos obsessores, e – assim – mostrando para os Espíritos obsessores que eles estão perdendo tempo. Quando os Espíritos obsessores percebem que não estão conseguindo nenhum resultado, os Espíritos obsessores se afastam (vão embora). |
479. | A prece é um meio eficaz (dá resultado) para eliminar (curar) a obsessão? | |
| – | A prece é uma ajuda poderosa em tudo. Mas não basta que alguém murmure algumas palavras (em prece) para que aquele alguém receba o que aquele alguém deseja. Deus assiste (ajuda) às pessoas que trabalham (tomam uma atitude), Deus não socorre as pessoas que apenas pedem (sem fazer nada por si mesmas). Portanto, é indispensável que a pessoa obsediada faça a sua parte e faça o que for preciso para destruir (eliminar) nela própria aquilo [7] que está causando a atração dos Espíritos maus (imperfeitos) [8]. |
480. | O que deve ser pensado sobre a "expulsão dos demônios" que é mencionada no Evangelho? | |
| – | Isso depende da interpretação que é dada para "expulsão dos demônios".
Se "demônio" é o nome dado para um Espírito mau (imperfeito) que esteja dominando uma pessoa, então aquele "demônio" estará de fato expulso se a influência daquele Espírito mau (imperfeito) sobre aquela pessoa for destruída (eliminada).
Se "demônio" é o nome dado para a causa de uma enfermidade, então não estará errado dizer que o "demônio" foi expulso quando a enfermidade tiver sido curada.
Uma coisa pode ser verdadeira ou falsa dependendo do sentido que for dado às palavras. As maiores verdades correm o risco de parecerem coisas absurdas dependendo da interpretação das palavras, dependendo se as palavras são interpretadas apenas com o seu significado literal ("ao pé da letra"), ou dependendo se é considerado que as palavras que são usadas de forma simbólica sejam uma verdade. Isso (interpretação das palavras) deve ser bem compreendido e não deve ser esquecido nunca, pois isso é útil de uma forma geral (em todas as circunstâncias e ocasiões). |
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Endemoniados. |
Ver também questão 476 onde há uma explicação sobre o motivo que faria uma alma querer ser dominada por Espíritos. |
Pode ser possível que uma pessoa se livre da dominação de Espíritos imperfeitos, mas isso não quer dizer que seja fácil. Se a pessoa não teve condições ou forças para impedir que a dominação tivesse início, dificilmente a pessoa terá condições ou forças para se livrar de uma dominação que já exista. Por comparação (simples), a condição de uma pessoa dominada por Espíritos imperfeitos é parecida com a condição de uma pessoa viciada em drogas ilícitas que causem uma dependência muito grande na pessoa. |
Também nesta questão existe um problema (relativamente sério) que é bastante comum no "Livro dos Espíritos": a utilização de "pronomes retos" (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas). Em algumas situações um "pronome reto" não deixa perfeitamente claro a quem o "pronome reto" está se referindo. No texto original desta questão está escrito "sendo ela um homem de bem" e não está perfeitamente claro a quem o pronome reto "ela" possa estar se referindo; pelo conjunto da resposta à questão e pelo contexto está sendo suposto que o pronome reto "ela" neste caso esteja se referindo à "terceira pessoa". |
OBSEDIAR: importunar com muita intensidade e frequência; assediar. |
Como Allan Kardec incluiu o assunto "obsessão" no meio do assunto "possessão", pode ficar a impressão de que "obsessão" e "possessão" são a mesma coisa, mas isso não é exatamente verdade. Basicamente "obsessão" e "possessão" são bastante parecidas, mas na "obsessão" a alma não fica (completamente) dependente de (dominada por) um Espírito imperfeito, e a alma mantém uma certa liberdade de ação. Na "obsessão" um Espírito imperfeito assedia tanto uma alma que a alma acaba ficando "obcecada" com alguma coisa ou com algum assunto, a alma acaba tendo "ideias fixas". |
Pensamentos, desejos, fraquezas. |
Ver o capítulo "Da obsessão" no "Livro dos Médiuns". |
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