Parte II: O mundo espírita – Capítulo IX: Intervenção dos Espíritos no mundo corporal – Possessos

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Possessos

 

Possessos [1]

 

473.

Um Espírito pode tomar (usar) temporariamente o envoltório corporal (corpo físico) de uma pessoa viva? Isto é, um Espírito pode entrar em um corpo (já) animado e agir no lugar do outro Espírito que está encarnado naquele corpo físico?

 

Um Espírito não entra em um corpo físico como um homem que entra em uma casa.

 

Um Espírito (desencarnado) se identifica com um Espírito encarnado (homem) que tenha os mesmos defeitos e qualidades daquele Espírito (desencarnado) para – assim – agir (no mundo material) junto com aquele Espírito encarnado (homem). Mas é sempre o Espírito encarnado (homem) quem usa livremente a própria vontade para agir sobre a matéria de seu corpo físico.

 

Um Espírito (desencarnado) não pode tomar o lugar de um Espírito encarnado pois o Espírito encarnado deverá permanecer (continuar) ligado ao seu corpo físico até o fim do tempo estabelecido para a existência material (vida física) daquele Espírito encarnado (homem).

 

474.

Já que não existe possessão propriamente dita (isto é, dois Espíritos em um mesmo corpo físico), a alma (Espírito encarnado) pode ficar na dependência (sob as ordens) de um Espírito (desencarnado) de tal forma que a alma fique subjugada (dominada) a ponto da vontade da alma ficar paralisada (de certa maneira)?

 

Sem dúvida, e uma alma que esteja nessa situação é um verdadeiro "possesso".

 

Mas é preciso que fique claro que esse tipo de dominação nunca acontece sem o consentimento da pessoa que é (assim) dominada; esse consentimento pode ser fruto de uma fraqueza da alma (para resistir à dominação), ou a alma pode desejar a dominação [2].

 

Muitos epilépticos ou loucos, que precisam mais de um médico do que precisam de exorcismos, têm sido tomados (confundidos) por possessos.

 

 

 

 

No seu significado vulgar (popular), a palavra "possesso" supõe a existência de "demônios" (isto é, uma categoria de seres maus por natureza), e supõe que um desses seres esteja no corpo físico de uma pessoa junto com o Espírito encarnado naquela pessoa.

 

Nesse sentido (significado) da palavra "possesso", não existem "demônios" propriamente ditos já que dois Espíritos não podem ocupar ao mesmo tempo um mesmo corpo físico; portanto, não existem "possessos" conforme a ideia que está associada com a palavra "possesso".

 

O termo (palavra) "possesso" só pode ser aceito (admitido) quando o termo está sendo usado para exprimir (descrever) a dependência absoluta (total) que uma alma tem de Espíritos imperfeitos que estejam subjugando (dominando) aquela alma.

 

 

475.

Uma pessoa pode por si mesma afastar os Espíritos maus (imperfeitos) e se livrar da dominação que aqueles Espíritos possam ter sobre aquela pessoa?

 

Sempre é possível que qualquer pessoa se livre de alguma dominação (jugo, submissão) desde que a pessoa tenha uma vontade firme para isso [3].

 

476.

Mas não pode acontecer que a fascinação exercida por um Espírito mau (imperfeito) sobre uma pessoa seja de tal ordem que a pessoa subjugada (dominada) nem perceba a fascinação (dominação)? Se a pessoa subjugada (dominada) nem sequer percebe aquela influência daquele Espírito mau (imperfeito), uma terceira pessoa pode fazer com que a submissão (dominação) da pessoa subjugada termine? Se uma terceira pessoa pode fazer com que a submissão (dominação) de uma pessoa subjugada termine, qual deve ser a condição (moral) daquela terceira pessoa?

 

Se aquela terceira pessoa [4] é um homem de bem, a vontade daquela terceira pessoa pode ter algum resultado (para livrar uma pessoa que esteja dominada por um Espírito imperfeito), pedindo a ajuda dos Espíritos bons (para isso); quanto mais um homem é um homem de bem, mais poder (autoridade) aquele homem de bem tem sobre os Espíritos imperfeitos (para afastar aqueles Espíritos imperfeitos); quanto mais um homem é um homem de bem, mais poder (merecimento) aquele homem de bem tem para atrair os Espíritos bons (e receber ajuda).

 

Porém, qualquer que seja o caso, aquela terceira pessoa não poderá fazer absolutamente nada se a pessoa dominada por um Espírito imperfeito não ajudar aquela terceira pessoa para afastar o Espírito imperfeito.

 

Há pessoas (dominadas por Espíritos imperfeitos) que sentem prazer na dependência que aquelas pessoas têm dos Espíritos imperfeitos porque aqueles Espíritos imperfeitos lisonjeiam (satisfazem) os gostos e os desejos daquelas pessoas.

 

Mas, qualquer que seja o caso, uma terceira pessoa que não tiver um coração puro não terá nenhuma influência (não poderá fazer nada); nessa situação, os Espíritos bons não atendem ao chamado (pedido de ajuda) de uma terceira pessoa que não tenha um coração puro, e os Espíritos maus (imperfeitos) não temem (não têm medo de) uma terceira pessoa que não tenha um coração puro.

 

477.

As fórmulas (rituais) de exorcismo têm alguma eficácia (dão algum resultado) sobre os Espíritos maus (imperfeitos)?

 

Não. Quando os Espíritos imperfeitos veem alguém levar os rituais de exorcismo a sério, os Espíritos imperfeitos dão risadas e teimam ainda mais (na dominação que têm sobre uma pessoa).

 

478.

Há pessoas animadas (cheias) de boas intenções e que mesmo assim não deixam de ser obsediadas [5]. Qual é, então, o melhor meio para uma pessoa se livrar dos Espíritos obsessores [6]?

 

Neste caso, o melhor meio que o homem tem para se livrar de Espíritos obsessores é cansar a paciência dos Espíritos obsessores, não dando nenhum valor (não prestando atenção) às sugestões dos Espíritos obsessores, e – assim – mostrando para os Espíritos obsessores que eles estão perdendo tempo. Quando os Espíritos obsessores percebem que não estão conseguindo nenhum resultado, os Espíritos obsessores se afastam (vão embora).

 

479.

A prece é um meio eficaz (dá resultado) para eliminar (curar) a obsessão?

 

A prece é uma ajuda poderosa em tudo. Mas não basta que alguém murmure algumas palavras (em prece) para que aquele alguém receba o que aquele alguém deseja. Deus assiste (ajuda) às pessoas que trabalham (tomam uma atitude), Deus não socorre as pessoas que apenas pedem (sem fazer nada por si mesmas). Portanto, é indispensável que a pessoa obsediada faça a sua parte e faça o que for preciso para destruir (eliminar) nela própria aquilo [7] que está causando a atração dos Espíritos maus (imperfeitos) [8].

 

480.

O que deve ser pensado sobre a "expulsão dos demônios" que é mencionada no Evangelho?

 

Isso depende da interpretação que é dada para "expulsão dos demônios".

 

Se "demônio" é o nome dado para um Espírito mau (imperfeito) que esteja dominando uma pessoa, então aquele "demônio" estará de fato expulso se a influência daquele Espírito mau (imperfeito) sobre aquela pessoa for destruída (eliminada).

 

Se "demônio" é o nome dado para a causa de uma enfermidade, então não estará errado dizer que o "demônio" foi expulso quando a enfermidade tiver sido curada.

 

Uma coisa pode ser verdadeira ou falsa dependendo do sentido que for dado às palavras. As maiores verdades correm o risco de parecerem coisas absurdas dependendo da interpretação das palavras, dependendo se as palavras são interpretadas apenas com o seu significado literal ("ao pé da letra"), ou dependendo se é considerado que as palavras que são usadas de forma simbólica sejam uma verdade. Isso (interpretação das palavras) deve ser bem compreendido e não deve ser esquecido nunca, pois isso é útil de uma forma geral (em todas as circunstâncias e ocasiões).

 


 

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[1]

Endemoniados.

 

[2]

Ver também questão 476 onde há uma explicação sobre o motivo que faria uma alma querer ser dominada por Espíritos.

 

[3]

Pode ser possível que uma pessoa se livre da dominação de Espíritos imperfeitos, mas isso não quer dizer que seja fácil. Se a pessoa não teve condições ou forças para impedir que a dominação tivesse início, dificilmente a pessoa terá condições ou forças para se livrar de uma dominação que já exista. Por comparação (simples), a condição de uma pessoa dominada por Espíritos imperfeitos é parecida com a condição de uma pessoa viciada em drogas ilícitas que causem uma dependência muito grande na pessoa.

 

[4]

Também nesta questão existe um problema (relativamente sério) que é bastante comum no "Livro dos Espíritos": a utilização de "pronomes retos" (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas). Em algumas situações um "pronome reto" não deixa perfeitamente claro a quem o "pronome reto" está se referindo. No texto original desta questão está escrito "sendo ela um homem de bem" e não está perfeitamente claro a quem o pronome reto "ela" possa estar se referindo; pelo conjunto da resposta à questão e pelo contexto está sendo suposto que o pronome reto "ela" neste caso esteja se referindo à "terceira pessoa".

 

[5]

OBSEDIAR: importunar com muita intensidade e frequência; assediar.

 

[6]

Como Allan Kardec incluiu o assunto "obsessão" no meio do assunto "possessão", pode ficar a impressão de que "obsessão" e "possessão" são a mesma coisa, mas isso não é exatamente verdade. Basicamente "obsessão" e "possessão" são bastante parecidas, mas na "obsessão" a alma não fica (completamente) dependente de (dominada por) um Espírito imperfeito, e a alma mantém uma certa liberdade de ação. Na "obsessão" um Espírito imperfeito assedia tanto uma alma que a alma acaba ficando "obcecada" com alguma coisa ou com algum assunto, a alma acaba tendo "ideias fixas".

 

[7]

Pensamentos, desejos, fraquezas.

 

[8]

Ver o capítulo "Da obsessão" no "Livro dos Médiuns".

 

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