Parte II: O mundo espírita – Capítulo X: As ocupações e missões dos Espíritos
As ocupações e missões dos Espíritos
558. | Além da obrigação de se melhorarem pessoalmente, os Espíritos tem a obrigação de fazer alguma outra coisa? | |
| – | Os Espíritos contribuem para a harmonia do universo, executando as vontades (desígnios) de Deus, pois os Espíritos são os ministros (trabalhadores) de Deus. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas aquela ocupação não tem nada de penosa (dolorosa), como as ocupações da vida na Terra, porque na vida espírita não há nem o cansaço do corpo (físico) e nem as angústias (preocupações) das necessidades (materiais). |
559. | Os Espíritos inferiores e imperfeitos também tem uma função útil no universo? | |
| – | Todos os Espíritos tem deveres a cumprir [1]. Para a construção de um edifício, não contribui tanto o último dos serventes de pedreiro, como também o arquiteto? |
560. | Cada Espírito tem atribuições (deveres) especiais? | |
| – | Todos os Espíritos tem que habitar em todas as regiões (do universo) e tem que adquirir (conseguir) conhecimentos sobre todas as coisas, dirigindo sucessivamente (passo a passo) o que é realizado em todos os pontos do universo.
Mas como diz o Eclesiastes [2], há tempo para tudo. Assim, um Espírito está (agora) cumprindo o seu destino neste mundo (Terra); em uma outra época, um outro Espírito virá (para Terra) para cumprir o seu destino, ou já cumpriu o seu destino (na Terra), seja na terra (sic [3]), seja na água, seja no ar, etc.. |
561. | As funções que os Espíritos tem na ordem das coisas (do universo) são permanentes (sempre as mesmas) para cada Espírito? As funções que os Espíritos tem na ordem das coisas (do universo) fazem parte das atribuições (deveres) exclusivas de certas classes de Espíritos? [4] | |||
| – | Todos os Espíritos tem que percorrer (passar por) os diferentes graus da escala espírita [5] para se aperfeiçoarem. Deus é justo e não poderia ter dado para alguns Espíritos a ciência (conhecimento) sem o trabalho, enquanto que outros Espíritos só adquirem (conseguem) aquele conhecimento com esforço (próprio). [6] | ||
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Entre os homens – também – ninguém chega ao mais alto grau de perfeição em uma arte qualquer sem que (antes) tenha conseguido os conhecimentos necessários (para a perfeição), praticando os rudimentos (noções básicas) daquela arte. |
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562. | Os Espíritos da ordem mais elevada (na escala espírita) já não tem mais o que adquirir (conseguir em conhecimento ou moralmente). Aqueles Espíritos ficam em repouso absoluto, ou aqueles Espíritos também tem ocupações (tarefas)? | |
| – | O que iriam querer que aqueles Espíritos fizessem na eternidade (se não tivessem ocupações)? A ociosidade eterna seria um suplício (sofrimento) eterno. |
562a. | Qual é a natureza (tipo) das ocupações (tarefas) dos Espíritos da ordem mais elevada (na escala espírita)? | |
| – | Aqueles Espíritos recebem diretamente as ordens de Deus, transmitem aquelas ordens recebidas de Deus para o universo inteiro, e cuidam para que aquelas ordens sejam executadas. |
563. | As ocupações (tarefas) dos Espíritos são incessantes (nunca param)? | |
| – | Os Espíritos vivem (agem) pelo pensamento e os pensamentos dos Espíritos estão sempre ativos [7]; por isso as ocupações dos Espíritos são incessantes (nunca param). Mas é importante que as ocupações dos Espíritos não sejam vistas como as ocupações materiais dos homens são vistas. Para os Espíritos, a atividade é uma fonte de prazer em si mesma pois os Espíritos tem consciência de que estão sendo úteis. |
563a. | Isso pode ser entendido (está claro) quando se trata de Espíritos elevados (bons) [8]. Entretanto, acontece a mesma coisa quando se trata de Espíritos inferiores? [9] | |
| – | Os Espíritos inferiores tem ocupações (tarefas) que são apropriadas (adequadas) à natureza daqueles Espíritos [10]. Por acaso os homens dão para um trabalhador manual e para um ignorante tarefas que só podem ser executadas por um homem instruído? |
564. | Há Espíritos que fiquem ociosos (parados), ou que não se ocupem de nada que seja útil? | |
| – | Há, mas esse estado (de ociosidade) do Espírito é temporário e depende do desenvolvimento (amadurecimento) da inteligência do Espírito (ocioso).
Com certeza há Espíritos que vivem apenas para si mesmos, como certos homens fazem. Mas essa ociosidade do Espírito é pesada para o Espírito, e cedo ou tarde o Espírito sente o desejo de progredir; esse desejo de progredir que o Espírito (então) tem faz com que o Espírito sinta necessidade de atividade, e aquele Espírito – então – irá se sentir feliz por poder ser útil (nas tarefas que tiver que realizar).
Isso (desejo de progredir) é verdade para os Espíritos que chegaram ao ponto de terem consciência de si mesmos, que chegaram ao ponto de terem livre-arbítrio. Os Espíritos que estão em sua origem (no início da vida espiritual) são iguais a crianças que acabaram de nascer; esses Espíritos agem (trabalham) mais por instinto do que por uma vontade declarada (consciente). |
565. | Os Espíritos prestam atenção nos trabalhos artísticos dos homens e tem interesse por aqueles trabalhos? [11] | |
| – | Os Espíritos prestam atenção nos trabalhos artísticos dos homens conforme o grau de elevação e de progresso (na escala espírita) daqueles Espíritos. |
566. | Se um Espírito, enquanto estava encarnado na Terra, se dedicou à uma especialidade artística (e tenha sido um pintor, ou um arquiteto por exemplo), aquele Espírito irá (na vida espiritual) ter interesse – de preferência – pelos trabalhos (dos homens) que dizem respeito àquilo que foi o interesse predileto daquele Espírito durante a vida (física)? | |
| – | Tudo se confunde em um objetivo geral [12].
Se aquele Espírito for um Espírito bom, aquele Espírito irá ter interesse naqueles trabalhos (dos homens) na medida em que aqueles trabalhos forneçam para aquele Espírito uma oportunidade para ajudar as almas (homens) a se elevarem para Deus.
Além disso, não pode ser esquecido que um Espírito que se dedicou à uma certa arte em uma existência (física) pode ter se dedicado à uma outra arte em uma existência (física) anterior, pois é necessário que um Espírito saiba (sobre) tudo para que aquele Espírito seja perfeito. Assim, conforme o grau de adiantamento (espiritual) de um Espírito, pode acontecer que aquilo que seja uma especialidade (um detalhe, um conjunto particular e menor de conhecimentos) para os homens não seja realmente uma especialidade (particularidade) para aquele Espírito. A expressão "tudo se confunde em um objetivo geral" significa exatamente isso [13].
Ainda deve ser levado em conta que coisas que são consideradas sublimes (elevadas) no mundo atrasado dos homens (Terra) são apenas uma infantilidade quando aquelas coisas são comparadas com o que existe em mundos mais adiantados (do que a Terra). Como pode ser imaginado que os Espíritos que habitam aqueles mundos mais adiantados (onde existem artes que são desconhecidas pelos homens) iriam se interessar (admirar) coisas que se parecem com trabalhos de colegiais para aqueles Espíritos?
É por essa razão que foi afirmado: "os Espíritos prestam atenção nos trabalhos artísticos dos homens conforme o grau de elevação e de progresso (na escala espírita) daqueles Espíritos". |
566a. | Isso pode ser entendido (está claro) quando se trata de Espíritos muito adiantados. Mas, e quanto aos Espíritos mais vulgares que ainda não se elevaram acima das idéias terrenas? [14] | |
| – | O caso é diferente quando se trata de Espíritos mais vulgares. Os Espíritos mais vulgares tem um ponto de vista mais restrito (limitado) para observar as coisas. Portanto, os Espíritos mais vulgares podem admirar aquilo que causa admiração para os homens. |
567. | Os Espíritos tem o costume de se meter nos prazeres e nas ocupações (materiais) dos homens? [15] | |||
| – | Os Espíritos vulgares (como foram chamados) tem aquele costume. Aqueles Espíritos estão ao redor dos homens o tempo todo, e com frequência participam muito ativamente de tudo o que os homens fazem (de acordo com a natureza daqueles Espíritos). É necessário que as coisas sejam dessa forma para empurrar os homens pelos diversos caminhos da vida, e para alimentar ou moderar (segurar) as paixões (dos homens). | ||
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Os Espíritos se ocupam com as coisas deste mundo (Terra) conforme o grau de elevação ou de inferioridade (na escala espírita) dos Espíritos.
Sem dúvida, os Espíritos (mais) superiores tem a faculdade (capacidade) de examinar as coisas deste mundo nos menores detalhes, mas os Espíritos (mais) superiores só fazem isso se isso for útil para o progresso (dos homens).
Apenas os Espíritos inferiores dão alguma importância às coisas deste mundo [16]. A importância que os Espíritos inferiores dão para as coisas deste mundo depende das lembranças (terrenas) que aqueles Espíritos ainda tem, e depende das idéias materiais que ainda não desapareceram daqueles Espíritos. |
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568. | Os Espíritos que tem missões (tarefas) para executar, cumprem aquelas missões enquanto aqueles Espíritos estão na erraticidade (desencarnados) ou enquanto aqueles Espíritos estão encarnados? | |
| – | Os Espíritos podem executar suas missões tanto enquanto os Espíritos estão desencarnados quanto quando os Espíritos estão encarnados. Para alguns Espíritos errantes [17], a execução de suas missões é uma grande ocupação. |
569. | Em que consistem as missões (tarefas) que podem estar a cargo dos Espíritos errantes? | |||
| – | As missões (tarefas) que estão a cargo dos Espíritos errantes são tão variadas que seria impossível descrever todas elas. Além disso, os Espíritos errantes executam (cumprem) as vontades (ordens) de Deus, e o homem não tem permissão para conhecer todos os desígnios de Deus. | ||
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As missões (tarefas) dos Espíritos sempre tem o bem em vista. Quer seja como Espíritos (desencarnados), quer seja como homens [18], os Espíritos recebem a tarefa de ajudar (dentro de um círculo de idéias mais ou menos amplas e mais ou menos especiais) no progresso da humanidade, de ajudar no progresso dos povos, de ajudar no progresso das pessoas, de ajudar na preparação dos caminhos para certos acontecimentos, e de cuidar para que determinadas coisas sejam realizadas (executadas conforme a vontade de Deus).
Alguns Espíritos realizam missões (tarefas) mais restritas (limitadas), e – de certo modo – missões pessoais ou missões completamente locais (em uma região pequena), como (por exemplo): a missão de ajudar os enfermos; a missão de ajudar os agonizantes (no leito da morte); a missão de ajudar os aflitos; a missão de cuidar dos homens que estejam sob a proteção do Espírito (no papel de guia e protetor), dirigindo (conduzindo) aqueles homens com bons conselhos e com a inspiração (sugestão) de bons pensamentos.
Pode ser dito que há tantos gêneros (tipos) de missões (dos Espíritos) quantas sejam as espécies (tipos) de interesses a resguardar (proteger e defender), sejam aqueles interesses (assuntos) do mundo físico, sejam aqueles interesses (assuntos) do mundo moral. O Espírito avança (espiritualmente) de acordo com a maneira que o Espírito realiza as tarefas que o Espírito recebeu para realizar. |
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570. | Os Espíritos sempre percebem (tem consciência) os desígnios (propósitos das tarefas) que aqueles Espíritos tem que executar (realizar)? | |
| – | Não. Há muitos Espíritos que são instrumentos cegos (de Deus). Porém, há outros Espíritos que sabem muito bem qual é o objetivo do trabalho que eles estão executando. |
571. | Só os Espíritos elevados executam missões (tarefas)? | |
| – | A importância das missões (tarefas) está de acordo com a capacidade dos Espíritos, está de acordo com a elevação dos Espíritos (na escala espírita).
Por exemplo, um carteiro que leva uma carta para o seu destinatário também está executando uma tarefa (missão), mas é uma tarefa bem diferente da tarefa que um general executa. |
572. | O Espírito é obrigado a aceitar as missões (tarefas) que estejam a cargo daquele Espírito, ou a aceitação daquelas missões depende da vontade do Espírito? | |
| – | O Espírito pede a missão (tarefa) que esteja a cargo do Espírito, e o Espírito se considera feliz se o Espírito recebe a missão que foi pedida por ele. |
572a. | Um mesma missão (tarefa) pode ser pedida por muitos Espíritos? | |
| – | Sim, e é bastante comum que muitos Espíritos se apresentem como candidatos para executar uma determinada missão, mas nem todos aqueles candidatos são aceitos. |
573. | Qual é a missão (tarefa) dos Espíritos encarnados? [19] | |
| – | Aqueles Espíritos encarnados tem a missão de instruir (educar) os homens e de ajudar os homens a progredir (espiritualmente), usando meios (recursos) diretos e materiais para melhorar as instituições (organizações sociais [20]) dos homens.
Porém, as missões (daqueles Espíritos) são mais ou menos gerais [21] e tem uma importância relativa. Um agricultor executa uma missão, um governante também executa uma missão, e um professor igualmente executa uma missão.
Tudo se encadeia na natureza. Ao mesmo tempo que o Espírito se purifica através da encarnação (se livrando de suas imperfeições), aquele Espírito – como um Espírito encarnado – contribui para a execução dos desígnios (propósitos) da Providência (divina). Cada homem tem uma missão neste mundo (Terra), porque todos podem ter alguma utilidade [22]. |
574. | Qual pode ser a missão (objetivo) das criaturas encarnadas na Terra e que são voluntariamente inúteis (de propósito)? | |
| – | De fato há pessoas que vivem apenas para si mesmas, e que não sabem ser úteis para o que quer que seja. São seres pobres (espiritualmente) e dignos de compaixão pois aquelas pessoas irão expiar (reparar) duramente a inutilidade voluntária. O castigo (consequência) para aquelas pessoas muitas vezes começa já neste mundo (na existência física atual) através do aborrecimento (tédio) e do desgosto que a vida traz para aquelas pessoas. |
574a. | Já que os Espíritos tem a liberdade para escolher, por que aqueles Espíritos preferiram escolher uma existência (física) que não teria qualquer proveito para eles? [23] | |
| – | Também há os preguiçosos entre os Espíritos que recuam diante de uma vida (física) de trabalho. Deus permite que aqueles Espíritos se comportem dessa forma. Mais tarde aqueles Espíritos irão compreender, às próprias custas, os inconvenientes (desvantagens) da inutilidade que preferiram, e – então – aqueles Espíritos serão os primeiros a pedir que eles tenham permissão para recuperar o tempo perdido. Mas pode também acontecer que o Espírito tenha escolhido uma vida (física) útil, e que o Espírito (depois de encarnado) tenha recuado diante da execução da obra (trabalho) que foi escolhida pelo próprio Espírito; o Espírito – então – se deixa levar pelas sugestões dos Espíritos que incentivam aquele Espírito a continuar na ociosidade. |
575. | As ocupações comuns (dos homens) mais se parecem com deveres do que com missões propriamente ditas [24]. De acordo com a idéia que se tem de "missão", uma missão tem um caráter menos exclusivo (limitado [25]) e, sobretudo, um caráter menos pessoal [26]. Deste ponto de vista, como um homem que tem realmente uma determinada missão na Terra pode ser reconhecido? | |
| – | Um homem que tem realmente uma determinada missão na Terra pode ser reconhecido através das grandes coisas que aquele homem realiza, pode ser reconhecido pelos progressos [27] que os outros homens conseguem realizar com a ajuda (liderança) daquele homem. |
576. | Os homens que trazem uma missão importante para realizar na Terra foram predestinados (antes de nascerem) a realizar aquela missão? Aqueles homens tem consciência da missão importante que eles foram predestinados para realizar na Terra? | |
| – | Algumas vezes, aqueles homens tem consciência da missão importante que eles foram predestinados para realizar na Terra, mas é mais comum que aqueles homens não tenham consciência da missão importante que eles deverão executar na Terra.
Quando os Espíritos daqueles homens chegam à Terra (encarnam), aqueles homens tem apenas (a consciência de) um objetivo vago (indefinido) [28]. As missões que aqueles homens tem para realizar (na Terra) vão ficando mais claras para aqueles homens depois do nascimento e de acordo com as circunstâncias. Deus empurra aqueles homens para o caminho onde aqueles homens devem executar os Seus desígnios. |
577. | Quando um homem faz alguma coisa útil [29], aquele homem sempre está trabalhando (naquela coisa) por causa de uma missão predestinada para aquele homem realizar, ou pode acontecer que aquele homem tenha recebido uma missão que não havia sido prevista (planejada) para aquele homem realizar? | |
| – | Nem tudo aquilo (útil) que o homem faz é resultado de uma missão que tenha sido predestinada para o homem realizar.
Muitas vezes o homem é um instrumento de um Espírito que usa aquele homem para realizar alguma coisa que aquele Espírito imagina que seja útil.
Por exemplo, um Espírito pode achar (pensar) que escrever um (certo) livro seja uma coisa útil, um livro que o próprio Espírito escreveria se aquele Espírito estivesse encarnado; então, aquele Espírito procura um escritor que esteja em melhores condições para compreender e seguir o pensamento daquele Espírito; quando aquele Espírito encontra tal escritor, aquele Espírito transmite (sugere) para o escritor a idéia do livro, e dirige (conduz) o escritor na criação do livro. Ora, aquele escritor não veio ao mundo (Terra) com a missão de publicar aquele livro. Ainda deve ser acrescentado (lembrado) que durante o sono [30] o Espírito encarnado entra em comunicação direta com os Espíritos errantes [31], e eles (homem e Espíritos) se entendem sobre a execução da obra.
A mesma coisa acontece com vários trabalhos artísticos e com muitas descobertas (dos homens) [32]. |
578. | Por sua própria culpa, um Espírito pode falhar em sua missão? | |
| – | Sim, se aquele Espírito não for um Espírito superior [33]. |
578a. | Quais são as consequências para um Espírito que tenha falhado por conta própria em sua missão? | |
| – | Aquele Espírito terá que retomar (reiniciar) a tarefa em que aquele Espírito falhou; essa é a punição (consequência) para aquele Espírito. Aquele Espírito também sofrerá as consequências do mal que aquele Espírito tenha causado por ter falhado em sua missão. |
579. | Já que um Espírito recebe sua missão de Deus, como é possível que Deus confie uma missão importante e de interesse geral para um Espírito que é capaz de falhar na missão? | |
| – | Por acaso Deus (já) não sabe se o seu general (soldado) sairá vencedor ou sairá vencido? Pode acreditar que Deus sabe, e os planos importantes de Deus não incluem aqueles (Espíritos) que correm o risco de deixarem o trabalho pela metade. Para os homens, o entendimento desta questão depende (precisa) do conhecimento que Deus tem sobre o futuro, mas os homens não tem permissão para ter aquele conhecimento (do futuro). |
580. | Um Espírito que encarna para executar uma certa missão (tarefa) tem as mesmas preocupações (sobre aquela missão) que teria um Espírito que tivesse encarnado para realizar aquela mesma tarefa como uma provação? | |
| – | Não, porque o Espírito que encarna para executar uma missão (tarefa) já tem uma experiência que o Espírito que executa a mesma tarefa (como provação) ainda não tem. |
581. | Certamente os homens que servem de faróis (modelo e guia) para a humanidade, que iluminam a humanidade com a luz de seus gênios (personalidades), estão desempenhando uma missão. Mas entre tais homens há homens que se enganam e que propagam (divulgam) grandes erros ao lado de grandes verdades. O que deve ser pensado sobre a missão de tais homens? | |
| – | As missões de tais homens foram falseadas (deturpadas) por eles próprios [34]. São Espíritos que estão abaixo da tarefa que colocaram sobre os próprios ombros. Mas é necessário levar em conta as circunstâncias (em que os Espíritos deturpam suas missões). Os homens de gênio tem que falar de acordo com a época em que aqueles homens viveram; assim, um ensinamento que parece estar errado, ou que parece ser infantil em uma época adiantada (mais à frente) pode ser exatamente o que convinha (era o melhor) na época em que aquele ensinamento foi dado para os homens [35]. |
582. | A paternidade pode ser considerada como sendo uma missão? | |
| – | A paternidade é uma verdadeira missão, sem qualquer contestação (argumento contra) possível.
A paternidade é um dever muito grande; ao mesmo tempo – muito mais dos que os homens pensam (imaginam) – na paternidade os homens empenham (colocam em jogo) a responsabilidade que os homens tem pelo futuro [36]. Deus colocou os filhos na guarda (tutela) dos pais a fim de que os pais dirijam (conduzam) seus filhos pelo caminho do bem.
Deus facilitou a tarefa da paternidade para os pais quando Deus fez os filhos terem uma organização física (corpo físico) fraca e delicada, fazendo com que os filhos sejam mais propícios (mais receptivos) às influência (impressões) que os filhos recebem de seus pais [37].
Mas há muitos homens que se dedicam mais a cuidar de endireitar as árvores do jardim (fazendo com que as árvores produzam bons frutos em abundância) do que se dedicam a endireitar o caráter de seus filhos. Se os filhos vierem (no futuro) a falhar por culpa dos pais, os pais terão que suportar o desgosto causado pela queda de seus filhos. Então, uma vez que os pais não fizeram o que estava ao alcance deles próprios fazerem para que os seus filhos avançassem na estrada do bem, os pais terão que compartilhar (participar) dos sofrimentos de seus filhos na vida futura (material ou espiritual). |
583. | Apesar dos cuidados que os pais possam ter tido com um filho [38], os pais são responsáveis se aquele filho se perde seguindo o caminho do mal? | |
| – | Neste caso os pais não são responsáveis. Mas quanto piores as inclinações (tendências) do filho forem, tanto mais pesada (difícil) a tarefa dos pais será, e tanto maior será o mérito dos pais se os pais conseguirem desviar o filho do mau caminho. |
583a. | Se um filho se torna um homem de bem apesar da neglicência (descuido) e dos maus exemplos de seus pais, aqueles pais (ainda assim) tem algum benefício (ganho) já que aquele filho se tornou um homem de bem (de qualquer forma)? | |
| – | Deus é justo [39]. |
584. | Qual é a natureza da missão de um conquistador que quer apenas satisfazer à sua própria ambição e que – para isso – não vacila em praticar as calamidades (tragédias) que ele (conquistador) vai espalhando pelo caminho? | |
| – | Na maioria das vezes tais conquistadores não passam de um instrumento que Deus utiliza para que seus desígnios (propósitos) sejam cumpridos [40].
Aquelas calamidades (espalhadas por aqueles conquistadores) são um meio utilizado por Deus para fazer com que um povo (afetado e prejudicado pelas calamidades) progrida (espiritualmente) mais rapidamente [41]. |
584a. | Um conquistador que tem em vista apenas um fim (objetivo) todo pessoal – e que não tem nenhuma participação (contribuição pessoal) no bem que possa ser produzido através das calamidades (tragédias) passageiras que aquele conquistador vai espalhando enquanto aquele conquistador está sendo utilizado por Deus como um instrumento – irá tirar algum proveito (ganho) do bem que aquelas calamidades possam ter produzido? | |||
| – | Cada pessoa é recompensada (recebe os méritos e os benefícios) de acordo com suas obras, de acordo com o bem que a pessoa tem a intenção de fazer, e de acordo com a retidão das intenções que a pessoa tem. | ||
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Os Espíritos encarnados tem ocupações (obrigações) que fazem parte das existências corporais. No estado de erraticidade (desencarnados), ou de desmaterialização (liberdade da matéria), as ocupações dos Espíritos estão de acordo com o grau de adiantamento (espiritual) dos Espíritos.
Alguns Espíritos percorrem os mundos (do universo), se educam e se preparam para uma nova encarnação.
Outros Espíritos mais adiantados se ocupam com o progresso (dos encarnados), dirigindo (comandando) os acontecimentos (nos mundos) e sugerindo (para os encarnados) idéias que sejam propícias (melhores) para o progresso (dos encarnados).
Outros Espíritos encarnam (nos mundos) com uma determinada missão de progresso (daqueles mundos).
Outros Espíritos se encarregam da tutela (guarda) dos indivíduos, das famílias, das reuniões (grupos de pessoas), das cidades, e dos povos. Esses Espíritos são os "anjos guardiães", os "gênios protetores", e os "Espíritos familiares" [42].
Finalmente, outros Espíritos conduzem (controlam) os fenômenos da natureza e são os agentes diretos daqueles fenômenos [43].
Os Espíritos vulgares se metem nas ocupações e nas diversões (dos encarnados) [44].
Os Espíritos imperfeitos (impuros) esperam – entre sofrimentos e angústias – o momento que Deus deseja para dar para aqueles Espíritos os meios (oportunidades) que aqueles Espíritos precisam para se adiantarem. Se tais Espíritos praticam o mal, é por causa do despeito que tais Espíritos sentem por ainda não poderem gozar (desfrutar) do bem. |
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[2] Eclesiastes 3.1: Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.
[3] Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".
[4] Essa pergunta de Allan Kardec não faz muito sentido pois a resposta dada pelos Espíritos superiores na questão anterior (560) praticamente já responde à esta pergunta.
[6] Portanto: (1) as funções que os Espíritos tem na ordem das coisas (do universo) não são permanentes; (2) as funções que os Espíritos tem na ordem das coisas (do universo) não fazem parte das atribuições (deveres) exclusivas de certas classes de Espíritos.
[7] Os pensamentos dos Espíritos estão sempre ativos de forma geral. Há (poucas) ocasiões em o pensamento do Espírito de torna bem menos ativo (o que é um período de "descanso" para o Espírito). Ver questão 254 e questão 564.
[8] Allan Kardec havia utilizado a palavra "bons" no texto original do "Livro dos Espíritos". Como Allan Kardec utilizou a expressão "Espíritos inferiores" nesta mesma pergunta para diferenciar um "Espírito inferior" de um "Espírito bom", ficaria a impressão de um "Espírito inferior" não pode ser um "Espírito bom", e isso não é exatamente verdade. Um Espírito inferior pode ser um Espírito "bom" até certo ponto (um Espírito inclinado por o bem), embora ainda seja um Espírito (inferior) sem conhecimentos e sabedoria que fariam com que aquele Espírito fosse um Espírito elevado.
[9] Não está perfeitamente claro o que Allan Kardec quis dizer com "isso" nesta pergunta. O entendimento é que a pergunta de Allan Kardec poderia ter sido feita da seguinte forma: "Está claro que os Espíritos elevados sentem prazer nas atividades que aqueles Espíritos elevados realizam (pois aqueles Espíritos elevados tem consciência de que estão sendo úteis). Mas, os Espíritos inferiores também sentem prazer nas atividades que aqueles Espíritos inferiores realizam?"
[10] Portanto, os Espíritos superiores (indiretamente) afirmaram que os Espíritos inferiores também tem prazer em executar as tarefas que aqueles Espíritos tem que executar, pois aqueles Espíritos inferiores (também) tem consciência de que estão sendo úteis.
[11] Essa pergunta já havia sido respondida várias vezes (direta ou indiretamente) no "Livro dos Espíritos": ver questão 316 sobre "recordação da existência corpórea"; ver questão 459 sobre "influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos"; ver questão 521 sobre "anjos guardiães, Espíritos protetores, Espíritos familiares ou Espíritos simpáticos"; ver questão 525 sobre "influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida".
[12] Esse "objetivo geral" seria a perfeição de todos os Espíritos.
[13] Os detalhes – ou especialidades – se perdem no meio do conjunto maior.
[14] Essa pergunta já havia sido respondida na questão 565 acima: "os Espíritos prestam atenção nos trabalhos artísticos dos homens conforme o grau de elevação e de progresso (na escala espírita) daqueles Espíritos".
[15] Essa pergunta já havia sido (praticamente) respondida (por exemplo) na questão 459 sobre "influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos" e na questão 525 a 535 sobre "influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida".
[16] Por "coisas" deve ser entendido "os prazeres e ocupações (materiais) dos homens" pois é sobre isso que a pergunta trata.
[17] Espírito errante é um Espírito que está aguardando uma nova oportunidade ou momento de encarnação. A palavra "errante" não significa que o Espírito está vagando livremente pelo mundo espiritual sem se fixar em qualquer lugar.
ERRANTE: que anda sem destino; característica do que ou de quem vive a vaguear; que não possui uma residência fixa.
[18] A pergunta desta questão trata sobre "Espíritos errantes", mas Allan Kardec incluiu todos os Espíritos (errantes ou não) nestas observações.
[19] Todos os homens são Espíritos encarnados, mas neste caso Allan Kardec está falando de Espíritos que tenham encarnado (na Terra) com o objetivo principal de realizar alguma missão (tarefa), o que é diferente do objetivo principal da grande maioria dos homens que são Espíritos encarnados na Terra: expiação, provas, progresso intelectual e moral.
[20] Um sistema de justiça, ou um sistema político – por exemplo – é uma instituição, é uma forma de organização social.
[21] A missão (tarefa) de um Espírito encarnado com o objetivo principal de executar aquela missão pode afetar desde um pequeno grupo de pessoas em uma comunidade pequena até uma ou mais nações inteiras.
[22] Até mesmo o pior dos seres humanos tem uma utilidade: serve de exemplo de como uma pessoa não deve ser ou se comportar.
[23] Allan Kardec ainda está falando sobre os Espíritos que encarnam como pessoas que são voluntariamente inúteis.
[25] Por exemplo, "fazer o bem" se parece mais com um dever do que com uma "missão" propriamente dita (de acordo com a idéia que se tem sobre "missão"). O dever de "fazer o bem" é de caráter exclusivo (limitado) porque inclui apenas uma obrigação relativamente simples, não inclui nada que seja grandioso e complexo.
[26] Por exemplo, "eliminar as imperfeições pessoais" se parece mais com um dever do que com uma "missão" propriamente dita (de acordo com a idéia que se tem sobre "missão"). O dever de "eliminar as imperfeições pessoais" é de caráter pessoal sem sombra de dúvidas, e não envolve mais pessoas como uma "missão" supostamente envolveria (de acordo com a idéia que se tem sobre "missão").
[27] Progressos no seu sentido mais geral, sejam progressos materiais ou sejam progressos espirituais.
[28] Como uma pessoa que sabe o rumo que deve seguir para alcançar um certo objetivo, mas ainda não sabe quando, nem como prosseguir para conseguir o objetivo. O "quando" e o "como" só fica claro durante o caminho que a pessoa está percorrendo ("às cegas") para tentar chegar onde a pessoa quer chegar.
[29] No caso, alguma coisa útil que pareça ser uma missão (e não apenas qualquer coisa útil).
[31] Espírito errante é um Espírito que está aguardando uma nova oportunidade ou momento de encarnação. A palavra "errante" não significa que o Espírito está vagando livremente pelo mundo espiritual sem se fixar em qualquer lugar.
ERRANTE: que anda sem destino; característica do que ou de quem vive a vaguear; que não possui uma residência fixa.
[32] Ver também questão 316 sobre "recordação da existência corpórea"; ver também questão 459 sobre "influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos"; ver também questão 521 sobre "anjos guardiães, Espíritos protetores, Espíritos familiares ou Espíritos simpáticos"; ver também questão 525 sobre "influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida".
[33] Os Espíritos superiores indiretamente afirmaram que um Espírito superior jamais falha em suas missões.
[34] Nenhum Espírito encarna com o propósito (objetivo) de fazer o mal, principalmente quando o Espírito encarna com uma missão. Todos os governantes e líderes que falharam no passado são exemplos de Espíritos que encarnaram com uma missão, mas acabaram por deturpar a missão que receberam. Por exemplo, Napoleão Bonaparte, Hitler, etc.
[35] A Bíblia Sagrada está repleta de exemplos disso.
[36] O futuro (espiritual) dos próprios homens, e também o futuro de seus filhos.
[38] Cuidados que os pais possam ter tido com um filho para conduzir o filho para o caminho do bem (e não apenas qualquer tipo de cuidado, como os cuidados materiais, por exemplo).
[39] Isso quer dizer que os pais, neste caso, não tem qualquer benefício (ganho) pois – caso contrário – aqueles pais estariam colhendo os frutos de um trabalho que eles (pais) não realizaram.
[40] Deus permite que aqueles conquistadores façam o que fazem porque Deus tem um plano (maior e melhor) para o resultado (consequências) do aqueles conquistadores fazem.
[41] De uma maneira geral, todas as calamidades (terremotos, incêndios, inundações, doenças, pandemias, etc.) que acontecem nesse mundo (Terra) – por mais terríveis que sejam – são um meio que Deus utiliza para fazer os homens acordarem e voltarem para o caminho do bem e para o caminho do progresso espiritual.
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