Parte II: O mundo espírita – Capítulo XI: Os três reinos da natureza – Os minerais e as plantas

Livro dos Espíritos: linguagem simplificada - Os minerais e as plantas

 

Os minerais e as plantas

 

585.

Qual é a opinião dos Espíritos superiores sobre a divisão da natureza em três reinos, ou melhor, em duas classes (a classe dos seres orgânicos e a classe dos seres inorgânicos)? De acordo com algumas pessoas, a espécie humana seria uma quarta classe. Qual destas divisões deve ser preferida?

 

Todas essas divisões e classificações são boas dependendo do ponto de vista. Do ponto de vista material, há apenas a classe dos seres orgânicos (com vida) e a classe dos seres inorgânicos (sem vida). Do ponto de vista moral, é claro que há quatro graus (classes).

 

 

 

 

Esses quatro graus de fato tem traços (características) determinados (claramente distintos), muito embora os quatro graus se confundam (se misturem) nos seus limites extremos (entre um grau e o próximo grau).

 

A matéria inerte (sem vida) forma o reino mineral (sic [1]) e só tem em si mesma uma força mecânica [2]. As plantas, mesmo que sejam formadas de matéria inerte, possuem vitalidade (vida) [3]. Os animais, também formados de matéria inerte e igualmente possuindo vitalidade (vida), contam ainda com uma espécie de inteligência instintiva limitada (não pensante), e possuem a consciência de sua individualidade [4]. O homem tem tudo o que há nas plantas e nos animais, e o homem domina (está acima) todas as outras classes por causa de uma inteligência especial e indefinida (sic [5]) que dá para o homem a consciência de seu futuro, que dá para o homem a percepção (conhecimento e entendimento) das coisas que existem além do mundo material (extra materiais), e que dá para o homem o conhecimento (entendimento) sobre Deus.

 

 

586.

As plantas tem consciência de que elas existem?

 

Não, porque as plantas não pensam, as plantas só tem a vida orgânica.

 

587.

As plantas tem sensações? As plantas sofrem quando são mutiladas (machucadas)?

 

As plantas recebem impressões (ações) físicas que agem sobre a matéria, mas as plantas não tem percepções [6]. Como as plantas não tem percepções, as plantas também não tem a sensação da dor.

 

588.

A força que atrai as plantas umas para as outras é independente da vontade (sic [7]) das plantas?

 

Sim, é independente porque as plantas não pensam. A força que atrai as plantas umas para as outras é uma força mecânica (sic [8]) da matéria que age sobre a matéria, e as plantas não podem resistir àquela força.

 

589.

Algumas plantas, como – por exemplo – a dormideira (sensitiva) e a planta carnívora (dioneia  [9]) executam (fazem) movimentos que indicam que aquelas plantas tem uma sensibilidade grande, e – em certos casos – uma espécie de vontade.

 

Essa espécie de vontade que certas plantas parecem ter é observada – por exemplo – na planta carnívora que captura a mosca que pousa nas suas pétalas em busca de alimento, fazendo parecer que a planta arma uma armadilha com o objetivo de capturar e matar aquele inseto.

 

Esse tipo de planta tem a faculdade (capacidade) de pensar? Esse tipo de planta tem uma vontade e forma uma classe intermediária entre a natureza vegetal e a natureza animal? Esse tipo de planta forma (faz parte de)  uma transição entre a natureza vegetal e a natureza animal?

 

Tudo na natureza é transição [10], e por isso mesmo enquanto uma coisa (da natureza) não se parece com uma outra,  ao mesmo tempo todas as coisas (da natureza) estão presas (ligadas) umas às outras.

 

As plantas não pensam, e por causa disso não podem ter vontade. As ostras que se abrem também não pensam, e nem os zoófitos [11] pensam. As plantas, as ostras, e os zoófitos tem apenas um instinto cego e natural.

 

 

 

 

O organismo humano tem exemplos de movimentos parecidos com aqueles das plantas, onde não existe participação de uma vontade, como nas funções do sistema digestivo e nas funções do sistema circulatório. A válvula (piloro) que separa o estômago do intestino se contrai para impedir a passagem de certos corpos (sic [12]). Provavelmente a mesma coisa acontece com a dormideira (sensitiva): os movimentos da dormideira não significam que exista uma necessidade de percepção (na planta), e ainda menos a necessidade de uma vontade.

 

 

590.

Haveria nas plantas, como nos animais, um instinto de conservação que leve as plantas a procurar o que possa ser útil para elas, e que leve as plantas a evitar o que possa ser nocivo (prejudicial) para elas?

 

Dependendo da extensão que seja dada ao significado da palavra "instinto", há – se assim quiserem – uma espécie de instinto nas plantas. Mas é um instinto puramente mecânico (físico).

 

Quando dois corpos (substâncias) se reúnem (se combinam) por causa de reações químicas entre eles, é porque um corpo (substância) convém (combina com) ao outro. Quer dizer, existe uma afinidade (atração) entre aqueles corpos (substâncias), Ora, o nome "instinto" não é (não pode ser) usado para aquela afinidade.

 

591.

Nos mundos superiores as plantas são de natureza mais perfeita, como os outros seres são?

 

Nos mundos superiores tudo é mais perfeito. Porém, as plantas são sempre plantas, os animais são sempre animais, e os homens são sempre homens.

 


 

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[1]        Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

[2]        Apesar da expressão "força mecânica" ter sido utilizada, talvez a expressão "força material" seria melhor pois a expressão "força mecânica" pode causar a impressão de que apenas "forças físicas" tem importância nesse assunto. Com certeza "forças químicas" e "forças energéticas" fazem parte das "forças materiais" e tem também importância no assunto.

[3]        Ver questões 60 a 67 sobre "seres orgânicos e inorgânicos".

[4]        Ver questões 71 a 75 sobre "inteligência e instinto". Ver também questão 598.

[5]        Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

[6]        PERCEPÇÃO: ação ou efeito de perceber, de compreender o sentido de algo por meio das sensações ou da inteligência.

[7]        Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

[8]        Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

[9]        DIONEIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dioneia.

[10]       Na natureza não existem "saltos", nem linhas divisórias (limites) claramente definidas, nem "vazios". Tudo está ligado na natureza. Um exemplo (por comparação) de um tipo de transição da natureza acontece quando a noite está terminando e um novo dia está começando a amanhecer: não é possível dizer onde a noite termina exatamente, nem onde o dia começa exatamente.

[11]       ZOÓFITO: animal com aparência de planta, como os corais, esponjas e medusas.

[12]       Sic Erat Scriptum: traduzido como "assim estava escrito".

 

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